Parceria garante Parque Tecnológico no Vale

Vale Paraibano - Domingo, dia 6 de agosto de 2006

dom, 06/08/2006 - 11h45 | Do Portal do Governo

São José ganha pólo de pesquisa custeado com verbas do Estado e da União; complexo privilegia área aeroespacial

São José dos Campos

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de São José dos Campos e o governo do Estado viabilizou a implantação do primeiro Parque Tecnológico do Vale do Paraíba, instalado na antiga fábrica da Solectron, às margens da rodovia Presidente Dutra.

O complexo, inaugurado oficialmente em março deste ano sob um investimento inicial de R$ 2 milhões, prevê a instalação de centros de pesquisa avançada, universidades e empresas no local –tudo com ênfase na área aeroespacial.

Segundo a prefeitura, o Parque Tecnológico ofecererá até o final de 2008 cerca de 1.200 vagas em cursos superiores de curta e longa duração. O complexo já conta com uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia), onde estudam 80 jovens.

ÓRGÃOS – O terreno da antiga Solectron, adqiurido pela administração municipal por R$ 13,5 milhões, ainda abrigará um novo campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma unidade do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e outra do ItecBio (Instituto de Tecnologias Biomédicas).

A parceria que viabilizou o projeto envolve indiretamente o governo federal. A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) vai instalar um campus no local –segundo a Prefeitura de São José, os primeiros cursos da universidade serão oferecidos a partir do primeiro semestre de 2007.

O Parque Tecnológico ainda contará com um condomínio industrial de empresas de base tecnológica (EBTs). A intenção da prefeitura e do governo do Estado é atrair para o local centros de pesquisa de empresas como Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e Revap (Refinaria Henrique Lage).

SISTEMA – O projeto implantado em São José faz parte do Sistema de Parques Tecnológicos do Estado de São Paulo, que prevê a implantação de complexos similares em outras quatro regiões –Campinas, Grande São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos.

A proposta do projeto é promover pesquisa e inovação tecnológica, estimulando a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas e dando suporte ao desenvolvimento de atividades econômicas em todo o Estado.