Parceria garante criação de novas unidades para resgate

ValeParaibano - São José dos Campos - Segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

seg, 03/01/2005 - 9h21 | Do Portal do Governo

São José dos Campos

Numa parceria inédita no Estado, a Prefeitura de São José e o Corpo de Bombeiros se uniram para criar quatro novas unidades de resgate, que vão trabalhar com equipes mistas – de bombeiros e médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde.

O investimento foi de R$ 419,8 mil. O sistema está em fase de preparação. Os quatro veículos já foram comprados pela Secretaria de Saúde e estão sendo equipados.

Também os médicos que vão integrar as equipes estão passando por estágio no Centro de Operações dos Bombeiros.

Segundo o comandante do 11º Grupamento de Bombeiros de São José, Antônio Fernando Chester, 50 anos, um dos carros, a USA (Unidade de Suporte Avançado), que é uma espécie de UTI móvel, vai funcionar com médico 24 horas, um auxilar – enfermeiro ou auxiliar de enfermagem – e um bombeiro, que também vai dirigir a viatura.

As outras três novas unidades, conhecidas como URs (Unidades de Resgate) terão dois profissionais da saúde, além do bombeiro.

O trabalho deverá ser feito de forma complementar. O bombeiro, com a experiência em emergência, ajuda a estabilizar a vítima e a analisar os riscos do local do acidente. E os profissionais da saúde iniciam no próprio local providências que são tomadas somente quando a vítima chega ao PS.

Segundo o coordenador do COI, Alberto Queiroz, a prefeitura investiu para manter a qualidade nos dois tipos de atendimento de emergência, de ambulâncias e do Corpo de Bombeiros.