Parceria entre Sinprafarmas e a Fatec permite criação de curso

A Tribuna - Domingo, dia 23 de abril de 2006

dom, 23/04/2006 - 11h24 | Do Portal do Governo

Por meio de uma parceria com o Sindicato dos Práticos de Farmácia (Sinprafarmas) de Santos e Região, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Praia Grande criou o curso profissionalizante de Técnico de Farmácia para pessoas que já atuam na área, mas não têm essa especialização, bem como para interessados em geral.

  ‘‘É um passo importante que a categoria dá para a regulamentação da profissão de técnico de Farmácia, que é aquele que, sob supervisão direta do farmacêutico, atua no recebimento, triagem, armazenamento e dispensão de medicamentos’’, declarou Jaime Porto, presidente do Sinprafarmas, que também destacou outras atividades inerentes à profissão.

  Ele explicou que o técnico de Farmácia também realiza a conferência e aviamento de receitas, orientando os paciente quanto à utilização dos remédios. ‘‘Além disso, auxilia no preparo de soluções químicas e no controle de matérias-primas e de equipamentos; opera sistemas de cadastramento de clientes e de fornecedores e documenta procedimentos farmacêuticos’’.

Gratuidade

  Com duração de um ano e meio, dividido em três módulos semestrais, o curso é gratuito. Estão sendo oferecidas 40 vagas para o período noturno, sendo que os interessados devem estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou já tê-lo concluído. As inscrições deverão ser feitas na própria sede da Fatec (Praça 19 de Janeiro, 144, no Boqueirão), no período entre 2 e 11 de maio.

  Os interessados devem pagar R$ 20,00 de taxa de inscrição e R$ 5,00 pelo manual do candidato. No dia 11 de junho será realizado o vestibulinho e a previsão para o início do curso é em agosto próximo. A expectativa é a de que no início do próximo ano seja aberta a segunda turma do curso, que tem o reconhecimento do Ministério de Educação (MEC).

  ‘‘Esse curso será um diferencial positivo para capacitação profissional porque tem o reconhecimento do MEC e uma grade curricular necessária para o bom exercício da função’’, disse o diretor da Fatec, Nilson Carlos Duarte da Silva.

  Além da parceria com o Sinprafarmas, ele citou o apoio do prefeito Alberto Mourão para a viabilização do curso na unidade de Praia Grande.

  Prestação de Primeiros Socorros, Promoção de Biossegurança nas Ações de Saúde, Produção de Produtos Terapêuticos e Cosméticos, Administração de Empresas Farmacêuticas, Legislação, Controle de Qualidade e Dispensação de Produtos Farmacêuticos e Correlatos são algumas das disciplinas que integram o curso, conforme informou o diretor da Fatec.

Concurso

  De acordo com Nilson da Silva, o Centro Paula Souza, mantenedor da faculdade, vai realizar um concurso público para preencher as vagas de professores do novo curso.

  Os interessados devem ter curso superior na área de Saúde e encaminhar seus currículos à Fatec.

  Segundo ele, o resultado do vestibulinho será divulgado nos dias 13 e 14 de julho.