Parceria entre Prefeitura e Estado reforça geração de renda

Jornal da Cidade - Jundiaí - Terça-feira, 23 de novembro de 2004

ter, 23/11/2004 - 9h13 | Do Portal do Governo

Projeto lançado no sábado pela primeira-dama do Estado já tem sua versão local desde 2002, quando foi firmada parceria com o Fundo Social de Solidariedade

Mais de mil pessoas, representando diversos segmentos da cidade, já participaram do projeto Padaria Artesanal desenvolvido, desde 2002, pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. O prefeito Miguel Haddad e a presidente do Fundo Social do Município Maria Rita Haddad firmaram, na época, parceria com a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (funssesp) e primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin, que possibilitou o avanço em geração de renda às pessoas menos favorecidas da cidade.

No último sábado (20), reforçando a importância de parceria entre os governos municipal e estadual, Maria Lúcia Alckmin esteve novamente em Jundiaí, na EE Dom Gabriel Paulino Bueno Couto para o lançamento do Programa Padarias Artesanais nas Escolas Estaduais da Região. Miguel Haddad e Maria Rita mais uma vez a recepcionaram. Esta iniciativa possibilita, que pessoas aprendam a fazer pão por processos caseiros, além de bolos e tortas. O projeto faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego criado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e que tem por objetivo criar agentes multiplicadores, que aprendam o processo e transmitam à sua comunidade.

Com os 25 novos kits de Padaria Artesanal doados pelo Governo do Estado para as escolas estaduais de Jundiaí, a população terá ainda mais oportunidade para participar do projeto, abrindo outros caminhos de geração de renda. O projeto Padaria Artesanal nas escolas, tem por objetivo aproximar a comunidade do convívio escolar.

Em Jundiaí, a Padaria Artesanal funciona no Centro Cultural e de Apoio Profissional, na Rua Zacarias de Góes, 550, com a utilização do Kit de padaria que foi doado pelo Governo do Estado. Além das receitas e das técnicas de fabricação do pão, os voluntários que participam dos cursos, recebem também orientações sobre higiene, uso de uniformes e outros cuidados que devem ter com o produto.

Maria Rita Haddad explicou que vários grupos já passaram pelos cursos. ‘Hoje eles desenvolvem trabalhos em suas comunidades como uma forma de suprir necessidades alimentares de sua família e para obter uma renda maior. Este curso além de formar agentes multiplicadores – levando o aprendizado aos bairros – , as pessoas passam um período muito agradável durante as aulas, trocando informações com os participantes do curso. A doação dos novos Kits é muito importante para a cidade, amplia-se a oportunidade para que mais pessoas possam participar do projeto e melhorar sua qualidade de vida’.

O prefeito Miguel Haddad, que acompanhou também a entrega dos Kits de padaria, lembrou que, além dos cursos de fabricação de pães, Jundiaí vem desenvolvendo vários projetos com objetivo de melhorar a alimentação da população. Entre eles está o Criança Saúde que fornece mais de 10 mil refeições diárias nos bairros para crianças e, o recém inaugurado laboratório de produção da farinha multimistura, que funciona em parceria com a Pastoral da Criança. A multimistura é um composto utilizado como complemento alimentar para as famílias carentes.

Os kits de padaria artesanal fornecidos pelo Governo do Estado são compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras. Eles são captados pelo Fundo Social do Estado, junto à iniciativa privada e distribuído gratuitamente. Cada Kit custa em média de R$ 700 a R$ 1.200. Em todo Estado já existem cerca de 6.000 unidades de padaria artesanal funcionando. As escolas estaduais que vão receber o kit padaria em Jundiaí são as seguintes: Adib Miguel Haddad, Adoniro Ladeira, Albertina Fotarel, Albino Melo de Oliveira, Antenor Soares Gandra, Barão de Jundiaí, Benedito Loschi, Bispo Dom Gabriel P. B. Couto, Conde do Parnaíba, Deolinda C. S. Copelli. Diógenes Duarte Paes, Eloy de Miranda Chaves, Getúlio Nogueira de Sá, João Batista Curado, Joceny V. Curado, José Feliciano de Oliveira, Maria de Almeida Sheledorn, Maria José Maia de Toledo, Maurílio Tomanik, Orozimbo Sóstena, Paulo Mendes Silva, Parque Residencial Almerinda Chaves, Rafael Oliveira, Siqueira de Moraes, Venerando Nalini.