Parceria com governo do Estado beneficiará setor de folheados

Gazeta de Limeira

qua, 26/08/2009 - 8h43 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSDB) esteve ontem na solenidade de abertura da Aljoias, Feira Internacional de Joias Folheadas, Brutos, Máquinas, Insumos e Serviços, onde anunciou parceria entre o governo do Estado e o setor de folheados. Segundo ele, através desse apoio, as empresas crescerão, terão mais negócios e oportunidades. 

Os detalhes de como se desenvolverá a parceria serão acertados entre a Associação Limeirense de Joias (ALJ) e o coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial, José Luiz Ricca, que acompanhou o secretário durante a solenidade. Alckmin também lembrou que a agência de fomento Nossa Caixa Desenvolvimento dará seu apoio ao Arranjo Produtivo Local (APL) com acesso a crédito, cuja taxa de juros é de 0,96% ao mês, além do fundo de aval para pequenas empresas, que na maioria das vezes têm dificuldade de garantia nos financiamentos. “O tipo de apoio depende do arranjo que será conversado com a ALJ e o prefeito. Cada APL vê o que pode ser feito para fortalecer”, declarou.

A instalação de um parque tecnológico também foi abordada por Alckmin. Segundo ele, as condições estão todas colocadas, localização privilegiada de Limeira, economia completa e agricultura forte (mudas, citricultura, cana), indústria diversificada (papel, celulose, alimentação, mecânica, metalúrgica) e setor de serviços. Com a presença da Unicamp e o setor privado a intenção é fazer nucleação para incluir Limeira na rede de parques tecnológicos do Estado. Esses parques atraem investimento, incubadora de empresa, universidade, pesquisa e desenvolvimento e têm estímulo fiscal com possibilidade de utilizar crédito de ICMS. “A Prefeitura de Limeira está trabalhando junto com a Unicamp e estamos bem encaminhados para ter Limeira nesse importante projeto para São Paulo”, declarou.

O parque é um investimento privado, mas por lei, o terreno para sua instalação é por conta da Prefeitura ou da universidade. Nesse caso, o prefeito Silvio Félix (PDT) já decretou de utilidade pública, área próxima ao câmpus II da Unicamp, destinada ao parque. São cerca de 500 mil metros quadrados. Na avaliação de Alckmin, o passo mais importante é definir o escopo, formato e localização do parque. Na sequência é feito o credenciamento provisório por dois anos e depois, o definitivo.

O prefeito Silvio Félix (PDT) afirmou que o convênio com o governo do Estado foi assinado, e que o projeto está adiantado. Cada cidade desenvolve um parque tecnológico de acordo com o perfil da universidade parceira que no caso em Limeira é a Unicamp. O parque de Limeira será na área de tecnologia e o município oferecerá incentivo, em especial para empresas de fabricação, montagem e distribuição de equipamentos eletrônicos, por isso a Prefeitura está lançando lei para concessão de área para empresas de alta tecnologia que querem investir na cidade.

O presidente da ALJ, José Simões, enfatizou a importância da parceria com o governo estadual para o setor de folheados. “Essa é a nossa chance de crescer e fortalecer o setor”, declarou, frisando que entre os projetos a serem desenvolvidos estão a estruturação da Avenida Costa e Silva e o apoio ao Projeto Comprador que traz do exterior compradores de joias folheadas para Limeira.