Para evitar fraudes, Detran acaba com a exceção digital

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 23 dee novembro de 2005

qua, 23/11/2005 - 16h53 | Do Portal do Governo

Daniel Gonzales

Para acabar com as fraudes praticadas pelas auto-escolas no processo de habilitação de novos motoristas, o Detran extinguiu ontem a chamada ‘exceção digital’. O Estado mostrou, no dia 16, que muitas auto-escolas estavam usando a exceção para burlar o sistema de verificação de presença nas aulas obrigatórias por lei (30 horas práticas e 15 teóricas) para os candidatos a motoristas.

Há dois meses, desde que foi adotado o controle biométrico, feito com a coleta de impressões digitais de quem vai tirar a habilitação pela primeira vez, as auto-escolas poderiam usar a exceção apenas para alunos que não pudessem ser identificados pelos scanners de leitura dos dedos. Haveria a possibilidade apenas para pessoas com as impressões pouco profundas ou que tivessem as mãos calejadas. Mas parte das auto-escolas estava classificando qualquer candidato como exceção, burlando o sistema.

O fim da exceção digital foi determinação do diretor-geral do Detran, Ivaney Cayres de Souza. A partir de agora, os candidatos cujas impressões não puderem ser colhidas na auto-escola deverão se apresentar diretamente na sede do Detran ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que vão avaliar se o caso é mesmo uma exceção.