Para docentes e alunos, tema facilitou a 1ª fase da Unicamp

Folha de S.Paulo - Segunda-feira, 19 de novembro de 2007

seg, 19/11/2007 - 14h09 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Norteada pelo tema de saúde, a primeira fase do vestibular 2008 da Unicamp deu início ontem a temporada dos principais exames do Estado de São Paulo -no próximo domingo, é a vez da Fuvest.

Segundo os professores de cursinho ouvidos pela reportagem, as 12 questões dissertativas e a redação exigiram do vestibulando capacidade de interpretação de texto, gráficos e tabelas, assim como o conhecimento de mundo do jovem.

“A prova foi bem elaborada, de tema atual. A Unicamp sempre privilegia o bom leitor, não só de livros mas também o de noticiário”, afirma Maria Aparecida Custódio, professora de redação do Objetivo.

Para candidatos e professores, o assunto foi considerado fácil, mais próximo do dia-a-dia, diferentemente do tema do ano passado, que tratou das questões de agricultura e bioenergia. “Apesar de trabalhosa, foi tranqüila a primeira fase neste ano, pois o tema de saúde é mais fácil de debater do que o de agricultura [de 2007]”, explica a candidata a uma das 40 vagas de engenharia química, Camila Harumi Yoshida, 18.

Os alunos também elogiaram o formato mais enxuto da prova, que teve dois itens para cada questão neste ano. “A prova ficou melhor agora. Tive mais tempo para fazer a dissertação e elaborar as respostas”, diz Carlos Eduardo Bannini Carrer, 20, que presta pela terceira vez o vestibular da Unicamp.

O índice de abstenção deste ano foi de 5,95%, o que corresponde a 2.946 dos inscritos -parecido com o de 2007, que registrou desistência de 5,5%.

A lista com os convocados para a segunda fase será divulgada no próximo dia 18 de dezembro. Só serão chamados os candidatos que tiveram nota igual ou superior a 50% do valor da prova (96 pontos), em número mínimo de três vezes e máximo de oito vezes o número de vagas do curso pretendido.

A segunda fase será entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2008.