Papa discutirá visita à assembléia da UE em 2007

Estadao.com

sex, 23/03/2007 - 14h40 | Do Portal do Governo

Do Estadao.com

 O papa Bento XVI e o presidente do Parlamento Europeu discutirão na sexta-feira a possibilidade de o pontífice fazer uma visita à assembléia este ano, disseram fontes parlamentares. Se o papa aceitar o convite de Hans-Gert Poettering durante a visita do conservador alemão ao Vaticano, será a segunda vez que um pontífice vai ao Parlamento europeu, que fica em Bruxelas e Estrasburgo.

O papa João Paulo II visitou o Parlamento na cidade francesa em 1988, e ouviu os protestos do político protestante da Irlanda do Norte Ian Paisley, que o chamou de anticristo.

Poettering, aliado da chanceler alemã, Angela Merkel, vai se reunir na sexta-feira com o sucessor de João Paulo II e com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

“Todo mundo sabe que Poettering é um cristão devoto e que o sonho dele é levar o papa ao Parlamento”, disse uma fonte à Reuters. Segundo a fonte, a tentativa seria de marcar a viagem para outubro ou novembro.

O papa seria convidado a visitar as três instituições da União Européia: o Parlamento, a Comissão Européia e o Conselho Europeu, que representa os países-membros. Mas a visita seria apenas como chefe de Estado do Vaticano, não como líder religioso.