Palmas para o erudito

ValeParaibano - 8/7/2003

ter, 08/07/2003 - 8h51 | Do Portal do Governo

ValeParaibano – 8 de julho de 2003

Abertura do Festival de Inverno de Campos do Jordão reúne famosos e mostra aprovação do caráter erudito das atrações

Glamour e requinte marcaram a abertura oficial do 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão, no último sábado. O auditório Cláudio Santoro foi palco de um espetáculo erudito singular apresentado pela Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

Regidos pelo maestro John Neschling, os músicos trouxeram um repertório selecionado com peças de Chopin, Brahms, Tchaikovsky e Rimski-Korsakov. O repertório foi alterado e a composição ‘Festival Acadêmico’, de Brahms, foi escolhida para a abertura do espetáculo, em substituição a ‘Era Torno da Pedra’, de S. Ferraz.

A platéia, composta por autoridades e amantes da música clássica, se deleitou com a apresentação afinadíssima da orquestra, especialmente na execução de ‘Valse des Fleurs’, de Tchaikovsky.

Neschling foi um show a parte na abertura do festival. Valorizando os bons costumes e a pontualidade, ele conduziu energicamente o espetáculo e foi aplaudido de pé inúmeras vezes.

A apresentação contou com a participação especial do renomado pianista argentino Nelson Goerner, que contagiou a platéia com uma performance vibrante.

Esse ano, a programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão é inteiramente dedicada à música erudita, resgatando as origens do evento que transforma a cidade serrana na ‘Capital da Música Clássica’. O sucesso do primeiro dia mostrou a aprovação do público.

Na abertura, não faltaram figuras importantes. ‘O Festival de Inverno vem melhorando ano a ano pelos recursos investidos’, afirmou o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que foi prestigiar o espetáculo.

O global John Herbert, se diz apaixonado por Campos e também marcou presença na apresentação da internacional Osesp. ‘O Festival de Inverno de Campos do Jordão é dos eventos culturais mais importantes em São Paulo. A Orquestra Sinfônica de São Paulo está muito afiada. Realmente é um espetáculo.’

PROGRAMAÇÃO – O 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão segue até o próximo dia 27. Hoje, no auditório Cláudio Santoro o espetáculo fica por conta da Orquestra Experimental de Repertório, às 21h.

Amanhã, o público poderá aproveitar o feriado para assistir no auditório o Ensemble Fidelio (Suíça), às 21h. Na quinta-feira, será a vez da Música de Câmara de Mestres Nacionais e Internacional, no mesmo horário.

Segundo o diretor artístico do Festival de Campos do Jordão, maestro Antônio Carlos Neves Campos, a programação de 2003 foi elaborada exclusivamente para a música erudita com espetáculos destinados ao público infantil.

‘A Secretaria Estadual de Cultura quis que o festival fosse voltado à música clássica, inclusive a programação dos eventos da Praça do Capivari. Todos os domingos, às 11h, temos eventos dedicado ao público infantil’, disse o maestro Neves.

EXPOSIÇÃO – Paralela aos eventos músicas, a mostra de esculturas de bronze do artista Auguste Rodin ficará em exposição no Palácio da Boa Vista, até o dia 27 de julho. O público poderá apreciar quatro obras do artista de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre o Festival de Inverno estão no site www.festivaldeinverno.sp.gov.br ou podem ser obtidas pelo telefone (0xx11) 5095-3879.