Palácio tem rico acervo artístico

Diário de S. Paulo - 19/6/2002

qua, 19/06/2002 - 10h16 | Do Portal do Governo

Muita gente já passou em frente ao Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador de São Paulo, mas poucos sabem a origem do prédio na Avenida Morumbi, 4.500, área nobre da Zona Sul. O conjunto arquitetônico não era destinado à política, mas sim à educação.

O Palácio dos Bandeirantes era para ter sido uma escola, ou melhor, a Universidade Fundação Conde Francisco Matarazzo. A construção começou em 1955, mas problemas financeiros impossibilitaram o término da obra.

Diversas tentativas foram feitas para que fundações como Getúlio Vargas e São Paulo assumissem a direção da universidade. Mas, como as negociações não deram certo, a família Matarazzo passou a tratar com o Governo do Estado.

Em 19 de abril de 1964, o Governo paulista transferiu sua sede do Palácio dos Campos Elíseos para o novo prédio no Morumbi. A denominação Palácio dos Bandeirantes é uma homenagem aos desbravadores que expandiram as fronteiras brasileiras.

Obras de arte

O Palácio dos Bandeirantes tem rico acervo artístico. São aproximadamente 1.680 obras. Quadros de pintores neoclássicos como Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva e Pedro Américo podem ser apreciados nas paredes.

Outras curiosidades como o Salão dos Pratos, Salão Barroco e a Galeria dos Governadores podem ser visitadas pelo público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.

Como agendar

Para a visitação é preciso marcar dia e horário com antecedência, o que pode ser feito pelos telefones (011) 3745-3263 e 3745-3264.