Padarias artesanais estarão nas Escolas da Família

Jornal da Tarde - São Paulo - Sábado, 27 de novembro de 2004

sáb, 27/11/2004 - 16h26 | Do Portal do Governo

O programa Padarias Artesanais, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), será levado às unidades de ensino que abrem as portas nos fins de semana – as chamadas Escolas da Família, Hoje, a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, e o secretário-adjunto da Educação, Paulo Barbosa, estarão na Escola Cecília da Palma Valentim Sardinha, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, para oficializar a novidade.

A previsão é que as Padarias Artesanais sejam instaladas em toda a rede estadual de ensino da Grande São Paulo e Interior, correspondente a quase 6 mil escolas. Durante a cerimônia de hoje, será feita a entrega de um kit de padaria artesanal.

Ao todo, serão doados 138 kits que beneficiarão 138 escolas nas regiões de Caieiras, Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itu, Mauá, Osasco, São Roque e Taboão da Serra. Segundo Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação das padarias nas unidades tem como objetivo aproximar a comunidade do convívio escolar, o que irá valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas.

O projeto das padarias faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fussesp. A proposta inclui a produção de pães por processos caseiros. Os kits de padaria são formados por forno, botijão de gás, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras e custam, em média, de R$ 700 a R$ 1.200. Iniciado há quase três anos, o projeto já levou mais de 6 mil unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais. Mais de 12 mil foram capacitadas.

Projeto chega ao Paraguai

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e a primeira-dama do Paraguai, Glória Penayo de Duarte, visitaram ontem o Centro de Desarrollo Integral Comunitário Villa Esperanza, na periferia de Assunção, capital paraguaia. O local é um centro comunitário destinado ao desenvolvimento de programas de capacitação profissional e recebeu uma das cinco Padarias Artesanais implantadas por Glória Penayo no país após conhecer o programa paulista. ‘Este é o primeiro país que acreditou e está desenvolvendo as Padarias Artesanais. Fico muito satisfeita ao constatar que o programa já é um sucesso por aqui’, afirmou Lu Alckmin.

A consulesa paraguaia Maria Graciela Narváez, que fez o curso de capacitação na Capital para agente multiplicadora, deverá focar o curso nas receitas à base de mandioca, abundante no Paraguai.