Pacote antipane é deflagrado

Jornal da Tarde - Terça-feira, 29 de janeiro de 2008

ter, 29/01/2008 - 11h49 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Duas bases de manutenção, cada uma com dois funcionários treinados para identificar na hora problemas em trens e trilhos, com ferramentas necessárias para consertos de emergência, estão em funcionamento desde ontem no Metrô. Também desde ontem, a companhia realiza as inspeções nos 61,3 km de vias com cinco equipamentos de termovisão. São câmeras que têm tecnologia infravermelha e sensibilidade ao calor, capazes de evidenciar fissuras, rachaduras e outros defeitos nos trilhos.

As iniciativas fazem parte do pacotão de 21 medidas antipanes, anunciado pela companhia há uma semana. O Metrô sempre garantiu que não há nenhum problema com a manutenção do sistema, mas anunciou as medidas depois que foram registradas quatro panes em um período de apenas 14 dias, no início do mês. As medidas são vistas com reservas pelo Sindicato dos Metroviários . “Claro que as iniciativas ajudam, mas não vão resolver o problema”, diz Wagner Gomes, presidente do sindicato.

As bases de manutenção serão permanentes e ficarão localizadas nas Estações Sé (que faz parte das Linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha) e Ana Rosa (que interliga as Linhas 1 – Azul e 2-Verde). A primeira vai operar nos horários de pico da manhã e tarde; a outra, 24 horas por dia. Caso haja alguma ocorrência perto desses locais, como a perda de tração de alguma composição (problema que já ocorreu três vezes neste ano), serão esses metroviários os responsáveis por chegar primeiro ao local e tentar solucionar o defeito.

Já os aparelhos de termovisão serão utilizados ao lado de outros equipamentos nas inspeções visuais e por medição de vibração nos trilhos, todas as noites, entre 0h e 4h, quando o Metrô não circula. Ao apontar o aparelho para a via, o metroviário saberá, pela cor da imagem exibida pela câmera, se ele tem algum ponto que necessite de reparo. A câmera converte a radiação infravermelha emitida pelos trilhos, invisível ao olho humano, em uma imagem colorida. Os pontos fracos aparecem com cores diferentes.

Até o fim de fevereiro, o Metrô recebe, ainda, quatro veículos denominados terravia. São uma espécie de picape adaptada, que pode andar tanto no asfalto quanto nos trilhos do Metrô. Servirão para dar mais agilidade à manutenção, segundo a companhia.

Treinamento de funcionários

Os 200 aprendizes contratados em caráter temporário pelo Metrô também começaram a passar por treinamento ontem. Eles atuarão como auxiliares nas estações, orientando passageiros, conduzindo deficientes e realizando outras tarefas. São jovens de 18 a 21 anos, que trabalharão na companhia por seis meses. Passarão por treinamento de reciclagem, ainda, 200 funcionários da área de supervisão das linhas.

PACOTÃO DE MANUTENÇÃO

Veja outras medidas anunciadas pelo Metrô para melhorar a manutenção do sistema:

Aquisição de novos engates para os trens

Identificação de equipamentos que necessitem de troca, para aquisição antecipada

Troca de todos os isoladores e grampos de fixação dos trilhos das Linhas 2 e 3, até o fim do ano

Início, a partir do próximo dia 25, de campanhas de orientação para diminuir a ocupação na região das portas dos trens

Mais segurança nas estações