Paciente cuida da vaidade em hospital estadual

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 18 de novembro de 2004

qui, 18/11/2004 - 10h09 | Do Portal do Governo

Jaqueline Falcão

Cinco unidades da rede pública instalaram salões de beleza para as mulheres hospitalizadas. Empresários e comerciantes doam esmalte e xampu

A vaidade feminina está em alta nos hospitais públicos da rede estadual. Os chamados Cantinhos da Beleza, criados no ano passado no Hospital Pérola Byington, foram implantados agora nos hospitais Interlagos (Zona Sul), Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo) e Regional de Assis (Interior). Ainda neste ano, o projeto vai beneficiar pacientes internados no Hospital Leonor Mendes de Barros, na Zona Leste, e Hospital Estadual de Taipas, na Zona Norte. A Secretaria Estadual da Saúde pretende ampliar o projeto para outras unidades em 2005.

Os salões de beleza funcionam com serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure, todos gratuitos. Os materiais, como xampu e esmaltes, são doados por empresários e comerciantes.

Vania Azevedo Tardelli, diretora do Pérola Byington, a primeira unidade na rede pública de Saúde no estado a oferecer esse atendimento, diz que a expansão do projeto para outros hospitais é motivo de orgulho. “Salão de beleza tem a ver com a auto-estima da mulher. E a iniciativa nasceu para estimular as pacientes em um momento de fragilidade”, conta.

Todas as pacientes são levadas pelas enfermeiras do setor onde estão internadas até o Cantinho da Beleza. No salão, cuidam primeiro das unhas e depois dos cabelos. Para as que preferirem, há maquiagem. A restrição apenas ocorre para remoção de cutículas, não permitida para evitar cortes que podem infeccionar. O esmalte tem de ser incolor.

Na Maternidade Interlagos, que fica na Zona Sul, o salão começou a funcionar há um mês. A escova nos cabelos é a principal procura. O local precisa de mais voluntários para ampliar o horário de atendimento. A cabeleireira Helena Gonçalves lembra que uma paciente ficou com medo do secador. ‘Foi engraçado. Depois, ela gostou tanto de ver o cabelo arrumado que disse que ficaria sentada para manter o penteado’, conta. Helena vai três vezes por semana à Maternidade e dedica o período da tarde para o trabalho voluntário.

A maioria das pacientes que vai ao Cantinho da Beleza prefere se arrumar no dia em que terá alta hospitalar. ‘Elas querem estar bonitas na hora de voltar para casa’, destaca o diretor de serviço do hospital, Edson de Azevedo.

‘Quero ficar bonita’

Joelma Maria de Jesus, de 23, foi internada no dia 8 e preferiu cortar o cabelo três dias depois, quando teve alta. Ela explica o motivo: ‘Quero ficar bonita para o marido. Não cortava o cabelo há mais de três meses. Nem imaginava que existia um lugar desses em um hospital. A enfermeira que me contou’, revela.

Hospitalizada desde 18 de outubro e com saudade da filha recém-nascida (que teve alta), Erenice Penha Deodato, de 31 anos, conta que a mudança no visual melhorou a sua auto-estima. ‘Estou bem melhor. Volto para casa com novo visual’, diz. Além de cortar o cabelo, Erenice fez maquiagem e até redesenhou as sobrancelhas.

Serviço
Empresas e comerciantes que queiram doar itens para o salão, como xampu, algodão, esmalte e cremes, podem entrar em contato com os hospitais estaduais:
* Hospital Pérola Byington: (11) 3112-1021
* Maternidade Interlagos: (11) 5666-4362 / 5666-0222
* Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos: (11) 4674-1322
* Hospital Regional de Assis: (0xx18) 3302-6002 / 3302-6001