Pablo Rossi encanta Festival de Inverno

ValeParaibano - São José dos Campos - Terça-feira, 6 de julho de 2004

ter, 06/07/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

Pianista de apenas 15 anos foi o destaque da abertura da 35º edição do evento erudito em Campos do Jordão

Patrícia Santos, de Campos do Jordão

Bravo! Bravo! Bravíssimo! A apresentação ímpar do jovem pianista catarinense Pablo Rossi foi o grande destaque da abertura do 35º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, na noite do último sábado.

Com apenas 15 anos de idade, o talentoso músico executou o ‘Concerto para piano em ré maior’, de Haydn, acompanhado da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

Ele foi calorosamente aplaudido em pé pelo público que lotou o auditório Claudio Santoro. ‘É grandioso receber o carinho do público depois de tanta dedicação’, afirmou o prodígio Pablo Rossi, que estuda música desde os 6 anos de idade. ‘Para ser músico é preciso dedicar a vida’, completou o jovem pianista, que foi bolsista do festival há três anos.

Sob a regência de Roberto Minczuk, 37 anos, a Osesp fez um espetáculo perfeito. A competência do jovem e talentoso maestro aliada à sua simpatia criou um clima de amigável entre os músicos e o público que lotou o auditório Claudio Santoro.

Roberto Minczuk tem um currículo invejável. Ocupa o cargo de diretor artístico assistente da Osesp –ao lado do renomado maestro John Neschling, e de regente associado da Orquestra Filarmônica de Nova York (EUA).

No início do espetáculo, Roberto Minczuk ‘conversou’ com o público, apresentou o prodígio Pablo Rossi e destacou a importância do festival. Os ex-bolsistas do festival que integram a Osesp foram aplaudidos em pé pela platéia.

Pelo primeira vez, Roberto Minczuk assumiu o posto de diretor artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos. Ele irá comandar o evento nas temporadas de 2005 e 2006. Roberto Minczuk promete aprimorar o caráter pedagógico do festival. Ele foi bolsista aos 11 anos do então Festival de Inverno de Campos.

Apontado por especialista como um dos mais promissores regência de sua geração, Roberto Minczuk escolhe a Quinta Sinfonia de Mahler para compor a segunda parte do espetáculo.

No final do espetáculo, os musicistas foram incansavelmente aplaudidos –em pé, é óbvio!– pelo público. Em retribuição, Roberto Minczuk voltou ao palco e executou duas obras que não estavam na programação: ‘Dança de Sabri’, de Aram Khatchaturian’ e ‘Marcha Rabetzki’, de Johann Strauss.

Na platéia, o governador do Estado Geraldo Alckmin (PSDB) convidou o jovem pianista para apreciar a segunda parte do espetáculo a seu lado. ‘A apresentação nos emocionou muito e superou todas as expectativas. Esse ano recebemos 1.171 inscrições para bolsistas (no ano passado foram 300), inclusive de outros países. Isso mostra que o festival se tornou internacional’, afirmou o governador.