Ovação à cultura brasileira

Gazeta Mercantil - Sexta-feira, 16 de abril de 2004

sex, 16/04/2004 - 8h58 | Do Portal do Governo

Dando continuidade a sua política de se aproximar cada vez mais do público-leitor a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp) lança no próximo dia 21, na sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, os 10 primeiros livros da coleção ‘Aplauso’ que traz biografias de atores, diretores de cinema, teatro e televisão, além de roteiros de filmes e registros das emissoras de TV.

Projeto pessoal do presidente da Imesp, Hubert Alquéres, as novas publicações têm coordenação editorial do crítico de cinema Rubens Ewald Filho. ‘A Imesp nunca explorou a questão das grandes personalidades que fizeram a história cultural brasileira’, comenta Alquéres para justificar a decisão de publicar a nova coleção. ‘A ‘Aplauso’ é o carro-chefe de nossas publicações este ano’, diz. Entre os primeiros títulos estão as biografias do ator e diretor Anselmo Duarte, escrita por Luiz Carlos Merten, do cineasta João Batista de Andrade, por Maria do Rosário Caetano, e da atriz Irene Ravache, por Tania Carvalho.

‘A escolha por jornalistas para escrever os livros se deu porque era preciso dinamizar o processo de edição dos livros’, explica Ewald Filho. Segundo o crítico, ‘biografias escritas em terceira pessoa demorariam em média dois anos para serem escritas’. Ele e Alquéres possuem uma lista com mais de 110 nomes a serem biografados ainda, daí a importância em agilizar o processo de publicação dos novos títulos. ‘Também buscamos uma edição mais simples para permitir maior acesso ao público’, diz o presidente da Imesp. Os livros além de serem vendidos em livrarias e pelo site da empresa (www.imprensaoficial.com.br) também serão encontrados em bancas de jornal ao preço médio de R$ 9.

Os grandes destaques da ‘Aplauso’ nesta primeira fase são a edição de ‘O Caçador de Diamantes’, segundo roteiro completo a ser escrito para ser filmado no Brasil. De autoria de Vittorio Capellano a obra tem comentários do professor de cinema da FAAP, Maximo de Barro. No prelo está o livro sobre a TV Excelsior, escrito pelo quadrinista Álvaro De Moya, que foi um dos fundadores da emissora no Brasil.

‘Foi ótimo ter a chance de poder escrever este livro sobre televisão’, declarou Moya. A nova obra ao lado da história da TV Tupi, que está sendo escrita por Vida Alves, uma das atrizes pioneiras das telenovelas da emissora, também deverá ser lançada na coleção ainda este ano, preenchendo uma lacuna na bibliografia na história da TV brasileira, já que até agora não existiam livros específicos sobre estes canais de televisão.

Alquéres comenta que o próximo passo é lançar uma coleção sobre cientistas brasileiros e uma outra sobre projetos de ONGs que apresentaram resultados positivos no País. ‘Queremos editar títulos que normalmente não têm espaço nas editoras mais comerciais’, revela o presidente da Imesp.