Ouvidoria do Ipem registra mais de 2 mil atendimentos no primeiro bimestre

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 5 de abril de 2005

ter, 05/04/2005 - 9h01 | Do Portal do Governo

Dos 189 produtos/instrumentos reclamados nos dois primeiros meses do ano no Ipem, 12,2% foram de hidrômetros, ocupando assim a quarta posição entre os equipamentos mais reclamados. No primeiro lugar, conforme o ranking da Ouvidoria do Ipem, está balança (19,6%), seguida por bomba de combustível (17,5%) e por medidor de energia elétrica (12,7%).

Do total reclamado, 19 empresas foram autuadas e, de novo, balança aparece em primeiro lugar (47,4%), seguida de bomba de combustível (15,8%) e de frango (10,5%).

Por falar em frango, chama a atenção o número reclamações versus autuações para esse alimento. Foram apenas duas reclamações nos dois meses, ambas foram atendidas pelo Ipem e, nos dois casos, foi constatado que havia irregularidades, o que culminou com as autuações. Portanto, no quadro ‘reclamações x atuações’, frango aparece em primeiro lugar.

Em seguida, guardanapo de papel, que também recebeu 2 reclamações e, em 1, foi verificada irregularidade, resultando em autuação.

A Ouvidoria do Ipem atendeu nos meses de janeiro e fevereiro 2.199 consumidores. É bom lembrar que o órgão de pesos e medidas garante a aplicação das normas de metrologia garante a aplicacão das normas de metrologia (conjunto de normas e regulamentos técnicos que devem ser obedecidos compulsoriamente por todos os que comercializam produtos ou serviços mediante algum tipo de medição ou que fabricam instrumentos de medir voltados para esse fim). As empresas que descumprem essas normas estão sujeitas a sanções administrativas.

Por ano, são 2 milhões de verificações. E o consumidor pode também participar. Caso desconfie que o produto/serviço que está comprando tem algum erro metrológico (de peso ou medida), ele pode procurar a Ouvidoria do Ipem para registrar a reclamação, que será anotada e verificada. Caso a ‘denúncia’ tenha procedência, ela será encaminhada à fiscalização e, se comprovada a irregularidade, poderá ser lavrado um auto de infração – o produto pode até ser retirado do mercado. Todas essas informações são repassadas ao cidadão que registrou a reclamação.

Ouvidoria
Telefone: 0800-130-522
E-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br
Endereço: Rua Santa Cruz, 1.922 – 6º andar – São Paulo/SP