Osesp percorre 12 cidades em turnê pelo Brasil

Folha de São Paulo, sábado, 1º de novembro de 2008

sáb, 01/11/2008 - 18h24 | Do Portal do Governo

Folha de São Paulo, sábado, 1º de novembro de 2008

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado) inicia hoje, em Salvador, sua segunda turnê pelo Brasil. Fará desta vez 16 apresentações em 12 cidades. A última será no dia 19, em Porto Alegre, sempre sob a regência de John Neschling (veja programação ao lado).

A última turnê brasileira da orquestra foi em 2004. Nos últimos seis anos, ela já esteve duas vezes na Europa, outras duas nos Estados Unidos e mais duas em cidades do Cone Sul. Em julho deste ano, percorreu o interior de São Paulo.

Os concertos terão como solistas músicos da própria orquestra. O clarinetista Sérgio Burgani fará num dos programas o “Choro para Clarinete e Orquestra”, de Camargo Guarnieri, e o violinista Cláudio Cruz será, em outro programa, o solista do “Concerto nº 1 para Violino”, de Max Bruch.

Além de Guarnieri, a Osesp vai apresentar peças de dois outros compositores brasileiros, Oscar Lorenzo Fernandez (“Batuque”) e Cláudio Santoro (“Frevo”). Estarão também no programa da turnê duas sinfonias que levam o número um: a de Brahms e a de Mahler.

Os concertos sinfônicos em recinto fechado serão em Salvador, Aracaju, Recife, Fortaleza, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Serão também feitos concertos ao ar livre em Salvador, João Pessoa, Fortaleza, São Luís e Brasília -este último na Esplanada dos Ministérios, às 19h do feriado de 15 de novembro. Serão dois concertos de câmara, como o de hoje (18h) na Catedral Basílica de Salvador, e o de sábado que vem (11h) na catedral da Sé, de Olinda.

Sala São Paulo

A Osesp retoma sua programação na Sala São Paulo entre os dias 27 e 29, sob a regência de Yoram David e tendo como solista Daniel Müller-Schott, um violoncelista alemão prodigioso que, aos 32 anos, já gravou 12 CDs. Ele fará o “Concerto” do britânico William Walton.

No mesmo programa, a “Sinfonia nº 8” de Beethoven e, sobretudo, um dos mais lindos poemas sinfônicos brasileiros, o “Ave, Libertas!”, de Leopoldo Miguez (1850-1902).

A Sala São Paulo terá três programas especiais para compensar a ausência da orquestra, com ingressos mais baratos: R$ 18 a R$ 40. Nos dias 6, 7 e 8 apresenta-se, em recital, o pianista vietnamita Dang Thai Son (prêmio Chopin, de Varsóvia, em 1980), com peças de Ravel e Chopin. Dos dias 13 a 15, Naomi Munakata regerá a “Petite Messe Solennelle”, de Rossini, e entre os dias 20 e 22 o bandoneolista argentino Daniel Binelli, com quinteto de cordas, trará clássicos de Piazzolla.

No dia 30, domingo, às 17h, a série de câmara trará o compositor e pianista André Mehmari e músicos convidados.