Osesp nos EUA: prévia da excursão

O Estado de S. Paulo

qui, 01/10/2009 - 8h31 | Do Portal do Governo

Orquestra faz ‘pré-estreia’ do programa, que terá regência de Kazem Abdullah 

Alberto Nepomuceno, James MacMillan, Heitor Villa-Lobos e Béla Bartók são os autores do programa que a Osesp apresentará, em outubro, durante a sua excursão em 12 cidades norte-americanas, regida pelo maestro americano Kazem Abdullah e com a participação da percussionista escocesa Evelyn Glennie. Numa espécie de “pré-estreia” da excursão, esse programa será executado esta noite e amanhã, às 21 horas, e no sábado, às 16h30. 

Inicialmente, o programa previa a apresentação de três obras de autores brasileiros: a abertura do Garatuja, a ópera inacabada de Nepomuceno, baseada no romance de José de Alencar; as Bachianas nº 4 – originalmente escritas para piano e, depois, orquestradas pelo próprio compositor -, uma das obras mais populares de Villa-Lobos; e um Concerto para Percussão e Orquestra, de Marlos Nobre. Mas a preparação do material da peça de Marlos demorou mais do que o previsto e, por essa razão, ela foi substituída pelo Concerto Veni, Veni, Emmanuel, que MacMillan compôs em 1992 para Evelyn Glennie, e ela interpretou com a Osesp, em 2004, a primeira vez que esteve em São Paulo. O Concerto nº 2 para Percussão, de Marlos, será estreado em novembro, comemorando os 70 anos do compositor. 

Completa o programa a magnífica suíte de Csodálatos Mandarin (O Mandarim Maravilhoso), a “pantomima grotesca” que Béla Bartók compôs a partir de uma narrativa de Menyhért Lengyel. Criticada, na época, pela ousadia de seu tema – o violento assassinato de um chinês que é atraído por uma jovem prostituta, para ser roubado por três vagabundos -, esse típico exemplo de teatro expressionista resulta numa das obras orquestrais mais extraordinárias do início do século 20. 

Formado pelo Conservatório de Cincinnati em 2000, Kazem Abdullah foi, entre 2006-2009, maestro assistente do Metropolitan de Nova York. Quanto a Dame Evelyn Glennie – uma distinção recebida do governo britânico em 2007 -, ela é não apenas uma celebrada percussionista, como está envolvida em projetos governamentais de educação musical para o povo. 

Serviço

Osesp. Sala São Paulo (1.484 lug.). Pça. Júlio Prestes, s/nº, 3223-3966. 5.ª e 6.ª, 21h; sáb., 16h30, R$ 30 a R$ 104