Osesp fecha ano com Bach e Brahms

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

qui, 04/12/2008 - 8h31 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A Osesp termina a temporada de 2008 com três programas invejáveis. Entre hoje e sábado, o “Oratório de Natal”, de Johann Sebastian Bach (1685-1970), sob a regência do ex-tenor e hoje maestro Peter Schreier. Semana que vem, serão três concertos dedicados a peças de Johannes Brahms (1833-1897). E, entre os dias 18 e 20, apresentam-se a orquestra e seus percussionistas, o Grupo Pau-Brasil e a cantora Mônica Salmaso.

Bach escreveu três oratórios -imensas cantatas para orquestra, coral e solistas vocais.

O “Oratório de Natal” (1935), inspirado nos evangelhos de Mateus e Lucas, é unanimidade entre as grandes peças legadas pelo mestre do barroco alemão. Schreier, 73, é um especialista em Bach. Tem duas gravações da “Paixão Segundo São Mateus” (Dresden e Cagliari).

Como cantor lírico, foi cartão postal da ex-Alemanha Oriental, autorizado a gravar e a se apresentar no Ocidente, como em óperas de Wagner, sob a regência de Karajan, e de Mozart, regido por Karl Böhm.

Os solistas das três récitas de Schreier serão a soprano Annette Dasch, o tenor Martin Petzold e o baixo-barítono Andreas Scheibner, alemães, e a mezzo-soprano Elisabeth von Magnus, austríaca.

Brahms e brasileiros

O programa seguinte, com Brahms, será regido pelo diretor artístico da Osesp, John Neschling. Ele trará a violinista Sarah Chang, americana filha de coreanos, com o “Concerto para Violino em Ré maior”, op. 77. O “Concerto para Violino” (1878) foi o único escrito por Brahms e é peça obrigatória do repertório, que também trará as “Variações sobre um Tema de Haydn” (1873) e a incrível “Sinfonia nº 2” (1877).

Em seu último programa do ano, a orquestra executa peças de Nelson Ayres, músico importante no tratamento sinfônico do repertório popular, Rodolfo Stroeter e Paulo Bellinati.

A primeira é o “Concertino para Percussão e Orquestra”, com os percussionistas da casa.

Na segunda parte, o Grupo Pau-Brasil, com Nelson Ayres ao piano, fará o “Concerto Antropofágico”, com a cantora Mônica Salmaso, que em 2006 se apresentou como solista da Osesp, o que rendeu no ano seguinte um CD pela Biscoito Fino com momentos antológicos para a MPB, como “Beatriz”, de Edu Lobo e Chico Buarque -Neschling a compara às melhores lieder alemãs- ou “Menina, Amanhã de Manhã”, de Tom Zé e Perna.

À Folha, Mônica Salmaso disse gostar da idéia de “fugir do habitual”. Ela interpretará um texto falado -sem cantar- , o que é inédito. E ainda preparou, para o final, duas peças curtas, uma do próprio Neschling e outra de Villa-Lobos.

OSESP Quando: qui. e sex., às 21h, e sáb., às 16h30

Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nº; tel. 0/xx/11/ 3223-3966)

Quanto: de R$ 28 a R$ 98

Classificação: não indicado a menores de 8 anos