Osesp estreia temporada 2010 com novidades

Folha de S. Paulo

qui, 04/03/2010 - 8h51 | Do Portal do Governo

Com presença de dois solistas estrangeiros, orquestra mostra, de hoje a sábado, “fantasia” sobre o Hino Nacional

Segundo o diretor artístico Arthur Nestrovski, Osesp participará de eventos fora da Sala São Paulo, como as viradas culturais e a Flip

Uma obra encomendada para a ocasião e dois destacados solistas marcam os concertos de abertura da temporada da Osesp, de hoje a sábado, na Sala São Paulo, com regência do titular da orquestra, o maestro francês Yan Pascal Tortelier.

Com destacada carreira fonográfica, o pianista alemão Lars Vogt, 39, homenageia uma das principais efemérides musicais do ano: o bicentenário de nascimento de seu compatriota Robert Schumann (1810-1856), do qual ele toca o “Concerto para Piano em Lá Menor”.

A outra solista do programa é a soprano britânica Susan Bullock, 51, que cantou com a Osesp na ópera “Elektra”, de Richard Strauss, em 2007. Agora, atua no “Salmo 47” de um autor pouco feito por aqui: Florent Schmitt (1870-1958), compositor e crítico musical que foi amigo e incentivador de Villa-Lobos quando este viveu em Paris, na década de 1920.

A apresentação inclui ainda o “Prélude à l’après-midi d’un Faune”, do também francês Claude Debussy (1862-1918), e a abertura “Ruy Blas”, do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847), itens que serão repetidos no concerto de domingo, às 11h, com entrada franca. Na ocasião, solistas e regente serão os mesmos, mas será modificado o item cantado por Bullock, que ataca a “Morte de Isolda”, de Richard Wagner (1813-1883).

De hoje a sábado, a Osesp toca ainda uma obra escrita especialmente para a abertura da temporada: trata-se da “Fantasia Sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de André Mehmari, 32.

A peça procura respeitar os contornos da melodia original, de Francisco Manuel da Silva (1795-1865), intercalada com citações de “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, e do último movimento da “Nona Sinfonia” de Beethoven. Durante os ensaios, Tortelier ficou tão empolgado com a fantasia que cogitou a inserção de trechos da “Marselhesa”, aludindo à sua nacionalidade francesa.

A encomenda foi ideia do diretor artístico da orquestra, Arthur Nestrovski, que deseja transformá-la em tradição: “a cada ano, pretendemos pedir uma nova fantasia sobre o hino a um compositor brasileiro”.

A Osesp encomendou também a Edu Lobo um grande frevo, que deve ser o bis dos concertos que fará em turnê europeia este ano. “Queríamos uma peça que fosse imediatamente reconhecível como brasileira”, diz Nestrovski. “E grande fatia da música popular ou instrumental brasileira fica na fronteira com a música erudita.”

Ao longo do ano, o diretor pretende fazer a Osesp sair da Sala São Paulo, inserindo-a no cenário cultural nacional. Seja com a orquestra plena ou com grupos de câmara, a Osesp vai participar de eventos como a Bienal de Arte de São Paulo, a Flip e as viradas culturais.

“Não podemos pensar apenas na excelência do fazer musical”, diz Nestrovski. “Essa é a a prioridade, mas a orquestra moderna tem que ser também um centro musical educativo”.

Osesp – Abertura da temporada de 2010
Quando: hoje e amanhã, às 21h, sáb., às 16h30
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16, tel. 0/XX/11/3223-3966)
Quanto: de R$ 36 a R$ 122
Classificação: livre