Os novos investimentos no HC de Campinas

Correio Popular - Campinas - Sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

sex, 28/01/2005 - 9h16 | Do Portal do Governo

OPINIÃO

É longa a tradição de cooperação entre a Unicamp e o Governo do Estado de São Paulo. Como elo mais visível dessa cadeia de relações com a sociedade, o atendimento de saúde na universidade se insere como referência ao longo da história da Unicamp

Ivan Contrera Toro

É longa a tradição de cooperação entre a Unicamp e o Governo do Estado de São Paulo. Como elo mais visível dessa cadeia de relações com a sociedade, o atendimento de saúde na universidade se insere como referência ao longo da história da Unicamp. A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foi a primeira da universidade e ao longo desses 40 anos vem contribuindo de maneira importante para o avanço do conhecimento nas áreas de saúde e para a formação de recursos humanos da mais alta qualidade. Nesse contexto, a área da saúde da Unicamp se consolidou com a construção do HC, a maior das unidades da área da saúde com 65 mil m². Inaugurado em 1985, o HC se firmou como um hospital, clínico e cirúrgico de grande porte, com foco no ensino e pesquisa e procedimentos de alta complexidade como transplantes. Por ano, são cerca de 115 mil pacientes atendidos, 15 mil cirurgias realizadas e 350 mil consultas em 44 especialidades médicas.

Há duas décadas, atende à população de outras 100 cidades da região e de estados vizinhos, que aqui vem atraída pela excelência dos serviços de par com a gratuidade assegurada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seguramente um dos programas sociais mais bem sucedidos na América Latina que nasceu com a Constituição de 1988.

Hoje o HC da Unicamp cumpre mais uma missão que responde aos anseios da comunidade e em parceria com o governador Geraldo Alckmin, que hoje estará no hospital: a entrega de 19 leitos da Unidade de Terapia Intensiva e um investimento de cerca de R$ 2 milhões. Os novos leitos vão dobrar a capacidade instalada de UTI do hospital e poderá duplicar o número de cirurgias mais complexas e transplantes, conforme o plano de readequação do HC.

A oportunidade desta visita, a primeira de um governador de São Paulo ao HC, que muito nos honra e alegra, dá ensejo a algumas reflexões acerca dos investimentos do Estado no HC em 2002-2003. Ela reflete a excelente parceria entre a Unicamp e a Secretaria Estadual de Saúde. Desta parceria, a reativação da farmácia de medicamentos de alto custo, além de investimento em equipamentos e orçamentação da produção dos procedimentos realizados para o SUS, ajudam o HC a manter sua responsabilidade de realizar a maioria dos procedimentos de alta complexidade da região, que inclui inclusive o Sul de Minas Gerais e outros estados. O teto financeiro do hospital, relativos ao que o HC excedia mensalmente, foi acrescido em R$ 320 mil mensais.

Ao assegurar bom atendimento, independente de questões políticas, as ações do HC ampliam a base de qualidade hospitalar e reforçam, desta maneira, a reconhecida tradição de excelência da Unicamp. Em uma unidade que é formadora de recursos de graduação, pós-graduação e extensão e contando ao redor de 3.600 pessoas entre funcionários e docentes, a humanização, responsabilidade de uso do dinheiro público e a qualidade não ficarão em segundo plano.

Essa missão compartilhada com o governador responde aos anseios da sociedade abrangida pelo hospital, que corresponde a 5 milhões de habitantes. O governo do Estado e a Unicamp adquiriram plena consciência do caráter crucial dos esforços da assistência hospitalar de referência na atualidade. Os progressos alcançados são evidentes, inclusive com a participação pública, o diálogo e a troca de idéias.

Assim, o desafio mais forte para todos nós, é, na medida que as transformações que vão sendo feitas, tenham legitimidade e apoio, por conseqüência, da comunidade do hospital da universidade e da sociedade. Juntos, saberemos estabelecer metas e mobilizar os recursos para alcançá-los, posicionando o HC e fazendo com que continue a avançar com determinação, sem retrocesso, e buscando uma norma que é essencial em qualquer setor da vida humana: a boa convivência.

Ivan Contrera Toro é superintendente do Hospital das Clínicas da Unicamp.