Os momentos finais da vida de Jesus narrados por Haydn

O Estado de São Paulo - Quinta-feira, dia 25 de maio de 2006

qui, 25/05/2006 - 12h31 | Do Portal do Governo

Osesp interpreta a partir de hoje As Sete Últimas Palavras do Redentor na Cruz, uma das principais obras do compositor

O pedido original veio da Catedral de Cádiz: um conjunto de peças instrumentais a serem interpretadas durante um culto especial de Semana Santa, a música servindo como interlúdio entre os sermões oferecidos pelo bispo sobre cada uma das últimas palavras proferidas por Jesus Cristo na cruz. Isso foi em 1785. Hoje, 220 anos depois – e longe de seu contexto original -, As Sete Últimas Palavras do Redentor na Cruz permanecem como uma das mais interessantes criações de Joseph Haydn. E é a atração dos concertos desta semana da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

As sete últimas palavras, na verdade, são as sete últimas declarações de Jesus. Na primeira, ele pede a Deus que perdoe seus carrascos pois não sabem o que fazem; na segunda, diz a um dos bandidos que em breve estarão juntos no Paraíso; na terceira, fala com a mãe; na quarta, pergunta ao pai por que o esqueceu; na quinta, reclama de sede; na sexta, reconhece que o fim se aproxima; e, na sétima, pede a Deus que recomende seu espírito. Para cada um desse momentos, Haydn escreveu algumas das mais interessantes páginas de sua carreira.

A Sinfônica do Estado será regida nos concertos pelo maestro John Neschling. Participam também o Coro da Osesp, sob o comando de Naomi Munakata, e os solistas Adriana Clis, Lydia Teuscher, Savio Sperandio e Marcos Liesenberg. J.L.S.

(SERVIÇO)Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Sala São Paulo (1.501 lug.). Praça Júlio Prestes, s/n.º, 3337-5414. 5.ª e 6.ª, 21 h; sáb., 16h30. R$ 25 a R$ 79