Os criminosos mais procurados de SP

Jornal da Tarde - Terça-feira, 20 de julho de 2004

ter, 20/07/2004 - 9h57 | Do Portal do Governo

Com informações atualizadas, site da Polícia Civil exibe a foto e o nome de 19 foragidos da Justiça. Quase todos escaparam de penitenciárias ou de delegacias especializadas

JOSMAR JOZINO

A Polícia Civil atualizou, em ordem alfabética, o site com as fotografias de 19 criminosos procurados pela Justiça de São Paulo. A maioria fugiu de penitenciárias ou de carceragens de delegacias e departamentos especializados. O primeiro nome da galeria é o de Alexandre Pires Ferreira, 29 anos, o ET, assaltante de bancos, carros-fortes, joalherias e condomínios de luxo.
Dos 19 procurados, 17 são homens, entre eles o investigador Ricardo José Guimarães, 33 anos, fugitivo do Presídio Especial da Polícia Civil, no Carandiru, Zona Norte da Capital, no mês passado, e o ex-promotor de Justiça Igor Ferreira da Silva, 36, foragido desde abril de 2001.

O assaltante ET, apontado como um dos criminosos mais perigosos do País, fugiu pela porta da frente da Penitenciária do Estado, também no Carandiru, em março deste ano. Recordista em fuga, foi resgatado em 24 de maio de 2001, com outros 12 presos, na Rodovia Castelo Branco. Em março de 2000, fugiu pela porta da frente do Deic. Em abril de 1999 escapou da Penitenciária de Franco da Rocha.

ET comandou grandes roubos, como o de R$ 6 milhões em jóias da Caixa Econômica Federal, em 17 de outubro de 1998, e o de R$ 500 mil do Parque Temático Hopi Hari, em janeiro de 2000. Em abril do mesmo ano, liderou o assalto a um condomínio de luxo no Morumbi, onde mora o jornalista Paulo Henrique Amorim.

Também consta no site de procurados a foto de Carlos Fernando Manão, o Monstro, resgatado da Penitenciária Adriano Marrey, em fevereiro deste ano. Condenado por homicídios e roubo, ele também foi acusado de participar do assassinato do delegado Luciano Heitor Beiguelmann, do GOE, em 2000.

A galeria dos foragidos traz ainda fotos dos traficantes Claudinei Cintra, o Dinei, 30 anos; Mário do Espírito Santo, o Santinho, 24; e Paulo Roberto Ramos Marcuz, 44. Os três fugiram ao estilo ‘Homem-Aranha’, escalando as paredes do prédio do Denarc, no mês passado.

Outro destaque é a imagem do presidiário Massakazu Mizuno, o Japonês, 57 anos. Condenado por tráfico, roubos e homicídios, ele foi levado, em fevereiro de 2002, da Penitenciária do Estado, no Carandiru, para trabalhar como serralheiro no CDP de Parelheiros, que estava em reformas, e fugiu tranqüilamente.

Entre as duas foragidas, uma é a falsa empregada doméstica Eva Marques de Jesus, condenada por roubo, e outra é a traficante Solange Savedra da Silva, 37 anos. O site não traz detalhes sobre os crimes atribuídos ao investigador Guimarães. Também não informa que ele é policial, foragido do presídio especial da corporação e suspeito de envolvimento em um grupo de extermínio em Ribeirão Preto.