Ortopedia do HC ganha brinquedoteca

O Estado de S. Paulo - 18/7/2003

sex, 18/07/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

Angélica Freitas


O Estado de S. Paulo – Sexta-feira, 18 de julho de 2003

Prática já adotada em outras unidades hospitalares ajuda no tratamento

Desde ontem, os jovens pacientes do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas têm um lugar para se divertir. Apesar de ocupar um espaço pequeno – o local era uma enfermaria com dois leitos – a Brinquedoteca Janusz Korczak vai atender cerca de 450 crianças e adolescentes por mês.

Com paredes coloridas, cobertas de ursos, peixinhos e outros bichos, o espaço abriga brinquedos e livros. Já no primeiro dia de funcionamento, o serviço foi aprovado. ‘É superlegal. Tira um pouco aquele ambiente de hospital, aquele negócio de seringa, agulha’, diz a estudante Talitha Martins, de 14 anos, que faz tratamento no instituto desde outubro, quando foi atropelada.

A idéia é justamente essa: quebrar um pouco o branco do hospital, deixando os pacientes mais à vontade. ‘Se conseguirmos fazer a internação sem muitos traumas, eles se recuperam mais rápido’, diz a diretora da Unidade Infantil, Arlete Giovani. Para a diretora do Serviço Social, Rosângela Suarti Reis, a criação da brinquedoteca foi uma vitória. ‘A conquista do espaço físico é muito difícil aqui no instituto’, disse. ‘A idéia é estender este clima gostoso, ameno, a todas as enfermarias.’ A brinquedoteca leva o nome do educador, médico e escritor polonês Janusz Korczak, cujo trabalho com crianças carentes serviu de base para a formulação do Estatuto da Criança da ONU.

Doações – Todos os brinquedos, livros e móveis foram doados pelo Comitê Betinho dos funcionários do Grupo Santander Banespa. As paredes foram pintadas voluntariamente pela funcionária Sandra Martins Pereira, de 41 anos, há 16 no instituto. ‘Fico felicíssima em poder contribuir, para dar um ambiente mais alegre.’


A brinquedoteca aceita doações. Mais informações pelo telefone (0xx11) 3069-6311