Orquestra encanta auditório

ValeParaibano - São José dos Campos - Terça-feira, 12 de julho de 2005

ter, 12/07/2005 - 9h48 | Do Portal do Governo

Osesp dá a largada na 36º edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão; destaque da noite é flautista israelense

Campos do Jordão

Valorizando a diversidade de sons presente nas obras de grandes mestres como Villa-Lobos e Silvestre Revueltas, teve início no último sábado o 36ª Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior e mais importante evento de música clásica da América Latina.

Em uma noite de gala, repleta de charme e glamour, a abertura do festival foi marcada por uma apresentação impecável da Osesp, a renomada Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – tida por muitos como uma das melhores do mundo.

Sob a regência do maestro John Neschling, o conjunto de músicos foi aclamado pelas mais de 800 pessoas que lotaram o Auditório Cláudio Santoro depois de quase três horas de espetáculo.

No repertório, a Osesp trouxe sinfonias como ‘Choro número 6’, de Heitor Villa-Lobos, ‘Concierto Pastorale’, de Joaquín Rodrigo, e ‘La Noche de Los Mayas’, de Silvestre Revueltas.

O ponto alto da noite, no entanto, foi o solo da flautista israelense Sharon Bezaly, considerada por muitos a maior de sua geração – foi aplaudida de pé pelo público presente durante quase cinco minutos.

‘Fizemos um festival com espetáculos para todos os gostos e para todas as idades. A música erudita das Américas é muito variada, é um universo de contrastes. Queremos que o grande público conheça a música clássica’, afirmou o maestro Roberto Minczuk, que pelo segundo ano consecutivo é o diretor artístico do evento.

A cerimônia de abertura do Festival de Inverno teve início às 21h e contou com a presença de autoridades ilustres, como o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o secretário estadual da Cultura, João Batista de Andrade, e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf – além de celebridades como a atriz global Mariana Ximenes.

‘O Festival de Inverno de Campos do Jordão é arte pura. É um evento de alto nível que não só traz grandes nomes do cenário internacional como também dá oportunidades para jovens talentos da música clássica’, disse Alckmin.

PROGRAMAÇÃO – Além dos tradicionais espetáculos e de todo o glamour que já lhe são peculiares (e que dispensam apresentações), o Festival de Inverno deste ano acentua o resgate do caráter clássico que lhe deu origem – processo iniciado em 2004 pelo maestro Roberto Minczuk.

Para isso, os organizadores do evento apostam em um verdadeiro ‘time dos sonhos’ formado por nomes consagrados da música erudita, como o maestro alemão Kurt Mansur (atual diretor musical da Orquestra Nacional da França e regente titular da Filarmônica de Londres), e o renomado Beaux Arts, o mais conceituado trio da história, que vem este ano ao Brasil exclusivamente para o festival.

Até o próximo dia 31, todos esses músicos também serão os professores de 180 bolsistas que participarão do Festival de Inverno – jovens músicos vindos de várias partes do Brasil e de países como Estados Unidos, México, Argentina, Estados Unidos, Chile, Peru e Uruguai.

Neste ano, o festival conta com investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões, resultado de parcerias firmadas pelo governo do Estado (responsável pela organização do evento) com empresas do setor privado – o montante representa quase o dobro dos R$ 2,5 milhões investidos em 2004.

Segundo estimativas dos organizadores do evento, cerca de 70 mil pessoas deverão prestigiar os 44 espetáculos do evento. As apresentações ocorrerão em seis espaços distintos: Auditório Cláudio Santoro, Praça do Capivari, Palácio Boa Vista, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Benedito e Espaço Cultural Dr. Além.

Serviço: Outras informações sobre o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão podem ser obtidas no site www.festivaldeinverno.sp.gov.br.