Ornitorrinco: 30 anos para domar a megera

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 30 de maio de 2008

sex, 30/05/2008 - 14h41 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Saudosistas, tranqüilizem-se – a irreverência, a presença das artes circenses e também a nudez pudica, marcas do trabalho do grupo Ornitorrinco, continuam presentes. E, aos que estão chegando agora e ainda desconhecem a trajetória da trupe comandada pelo diretor Cacá Rosset há 31 anos, o espetáculo A Megera Domada, que estréia amanhã no Teatro Sérgio Cardoso, é uma espécie de inventário de todas as qualidades que transformaram o Ornitorrinco em um grupo único, que não se enquadrava com o que então se conhecia por teatro.

O texto de Shakespeare, escolhido por ser uma das suas melhores comédias, serve também para comemorar os 30 anos da companhia, que se completaram, na verdade, no ano passado. ‘Mas, como uma boa balzaquiana, a gente também esconde a idade’, brinca Rosset, único remanescente do conjunto de amigos que, em maio de 1977, com a peça Os Mais Fortes encenada no porão do Teatro Oficina, descobriu uma nova linguagem teatral, conquistando uma verdadeira empatia para o grupo.

A data será lembrada também por um livro que conta os 30 anos do Ornitorrinco, a ser lançado até o fim de junho, pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. ‘Pensávamos em uma obra pequena, mas, quando comecei a digitalizar as imagens e a recolher histórias, percebi que havia muita informação’, conta a atriz e produtora Christiane Tricerri, que se identificou profundamente com o grupo, a ponto de se transformar em uma de suas figuras-símbolo, ao lado de Maria Alice Vergueiro, Rosi Campos, José Rubens Chachá e outros. ‘Assim, o livro terá uma edição especial, com capa dura e uma enorme seção de fotos.’

Um aperitivo está no caderno-programa de A Megera Domada, distribuído antes da peça e no qual algumas imagens recuperam a trajetória da trupe. E, finalmente, o próprio espetáculo, que conta a divertida história do fidalgo que consegue dobrar uma mulher bocuda e irascível para então se casar com ela, traz todos os aspectos marcantes do grupo, como canções à la Kurt Weill, as referências ferinas à atualidade e o tom de comédia escrachada.

 

 

    

    Links Patrocinados

 

 

  Estadao.com.br | O Estado de S.Paulo | Jornal da Tarde | Agência Estado | Radio Eldorado | Listas