Operação Verão diminui os números da violência

A Tribuna de Santos - 20/2/2003

qui, 20/02/2003 - 9h01 | Do Portal do Governo

Números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) indicam que a Operação Verão deste ano reduziu o número de ocorrências em relação ao ano passado. Comparado com a edição de 2001/2002, na área do Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI/6), o número de homicídios caiu 29,8%. A operação da Polícia Militar abrange 13 municípios do Litoral Sul, Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Segundo o comandante do CPI/6, coronel Marco Antônio Moysés, o balanço final da Operação foi positivo. Para ele, a redução do número de assassinatos serve como atestado da eficiência da ação. ‘‘Além disso, não registramos nenhuma ocorrência de repercussão negativa, como os arrastões na praia ou mesmo as balas perdidas de anos anteriores’’.

Iniciada em 26 de dezembro de 2002, a Operação foi encerrada no último dia 4 (após 40 dias). Ela abrangeu 13 municípios do Litoral Sul, e Vale do Ribeira. Segundo Moysés, o término da Operação está diretamente ligado ao início das aulas. ‘‘Com o início do ano letivo e a decorrente redução no número de pessoas, não há mais a necessidade de manter toda esta estrutura e nem o mesmo número de homens na região’’.

Somados o efetivo do CPI/6 (3.250 homens) e o reforço destacado para permanecer na Cidade durante toda a Operação, pelo menos 4.500 policiais intensificaram o policiamento das áreas turísticas. Além destes, durante os finais de semana a Operação recebia o apoio do Comando de Operações Especiais (COE), da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), do Regimento da Cavalaria, de quatro helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e de rondas motorizadas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, tanto o número de flagrantes de tráfico de entorpecentes quanto as prisões por porte de drogas aumentaram. Os números de armas apreendidas e de veículos recuperados também cresceram.