Olimpíada da Terceira Idade começa amanhã na Capital

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 02 de março de 2006

qui, 02/03/2006 - 12h11 | Do Portal do Governo

Cerca de 1.500 idosos de toda a Capital participam amanhã da abertura da 10ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), o terceiro a ser realizado na Cidade. A Olimpíada da Terceira Idade terá início às 15h no Ginásio do Ibirapuera, quando 72 grupos de vovôs e vovós cantarão o Hino Nacional e a pira olímpica será acendida. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, e o secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, estarão no evento.

Será a última vez que dona Lu abrirá o Jori na Capital, já que no dia 31 se afasta do posto para acompanhar o marido, Geraldo Alckmin, na disputa pela pré-candidatura do PSDB.

“Vai ser minha despedida. Estou muito emocionada. Nesses seis anos aprendi tanto e ainda tenho muito a aprender”, comentou. Na verdade, sua última apresentação como presidente do Fundo será no dia 31, na cidade de Taquaritinga, onde acontecem os Jogos Estaduais dos Idosos (JEI).

Assim como na Capital, outras seis regiões disputam suas etapas da Olimpíada e os três primeiros classificados de cada modalidade garantem vaga para o JEI.

A primeira-dama desocupa o posto contabilizando grandes feitos. “A cada ano mais municípios têm participado, são mais idosos fazendo atividades e se reintegrando à sociedade.”

No ano passado, 12 mil atletas de mais de 400 cidades participaram dos Joris. “É um resgate de dignidade. Antes, o idoso ficava em casa, agora ele também tem agenda.”

Para Lu, duas mudanças foram significativas nesses seis anos: diminuiu a procura a postos de saúde e reduziu a cobrança de atenção sobre os filhos.

Amanhã, após a abertura, 30 grupos de idosos vão apresentar suas coreografias, uma das modalidades da competição – as outras são atletismo, natação, vôlei, dança de salão, bocha, dama, dominó, truco e jogos de buraco e malha. Os jogos acontecem até domingo, quando será feita a premiação. Cada participante receberá uma medalha.