Olimpíada alavanca reforma do complexo desportivo do Ibirapuera

Diário de S. Paulo - 15/5/2003

qui, 15/05/2003 - 9h47 | Do Portal do Governo

Início das obras deve ocorrer 135 dias após a licitação

A proposta de sediar os Jogos Olímpicos de 2012 ganhou força ontem com o anúncio das obras de modernização do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o conjunto do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo.

Ontem, o Governo do estado divulgou o nome do escritório de arquitetura ganhador do projeto para a reforma do complexo. Com a reformulação, a área estará pronta para a realização dos Jogos Olímpicos nas modalidades de basquete, handebol, boxe e pólo aquático, caso São Paulo ganhe a disputa com o Rio.

O ganhador do projeto foi o escritório Vigliecca e Associados, com trabalho da arquiteta Luciene Quel. No total, 155 escritórios do país se inscreveram no concurso feito em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), mas apenas 47 entregaram o projeto.

O edital exigia manutenção das características arquitetônicas do complexo (idealizado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello), modernização das instalações, adaptações para acessibilidade de deficientes e custo baixo. O escritório ganhador levou prêmio de R$ 40 mil.

As obras devem começar 135 dias após a licitação (que deve ocorrer dentro de um mês e meio). Ainda não há um valor fechado sobre o investimento total. As obras de reestruturação das unidades esportivas e construção de um centro de conveniência e entretenimento (com restaurantes, lojas, centro de imprensa, alojamentos e salas de congresso) devem durar três anos. “Isso vai trazer grandes campeonatos para São Paulo e ajudar na disputa para os Jogos Olímpicos”, disse o governador Geraldo Alckmin. “A modernização do conjunto será o carro-chefe da nossa candidatura”, completou a secretária municipal dos Esportes, Nádia Campeão.

O complexo foi construído em 1954. O conjunto fica numa área de 96 mil m² e é constituído pelos ginásios Geraldo José de Almeida e Mauro Pinheiro, Estádio Ícaro de Castro Mello e o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo.