Oito postos de combustíveis estão sob investigação

Diário do Grande ABC - Sexta-feira, 25 de novembro de 2005

sex, 25/11/2005 - 15h05 | Do Portal do Governo

Leandro Calixto

A operação De Olho na Bomba, que avalia se a gasolina dos postos está adulterada e também verifica a situação fiscal dos estabelecimentos, foi realizada quinta-feira de manhã em Santo André. Oito postos foram vistoriados pelos técnicos do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e três amostras de cada bomba foram recolhidas para análise. Dentro de 30 dias, a Secretaria Estadual da Fazenda promete anunciar o laudo de cada posto visitado. Se for comprovado que houve adulteração, de acordo com uma lei estadual aprovada em 12 de abril de 2005, o posto terá sua inscrição cassada e conseqüentemente será fechado.

Duas das três amostras retiradas de cada posto de Santo André foram encaminhadas para o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). A terceira fica com o proprietário do posto de gasolina. “Como ainda não temos o laudo definitivo das amostras, não podemos revelar os postos que foram vistoriados pelo Ipem”, explicou o técnico da sede regional da Secretaria da Fazenda Paulo Serve.

A reportagem acompanhou fiscais do Ipem vistoriando um posto de gasolina na Vila Gilda, em Santo André. Os fiscais ficaram mais de três horas recolhendo as amostras das quatro bombas do posto.

A situação fiscal dos estabelecimentos também foi verificada, mas a exemplo da análise da qualidade da gasolina, a Secretaria também não revelou se foi encontrada alguma irregularidade nos postos visitados.

A operação de De Olho na Bomba teve início no dia 26 de abril deste ano e teve até quinta-feira 517 postos fiscalizados em todo o Estado de São Paulo. Em Diadema, houve uma operação há quase quatro meses. O Auto Posto Ltda, localizado na avenida Antônio Piranga, no bairro Canhema, teve sua inscrição cassada. Segundo a Secretaria da Fazenda, o posto armazenava gasolina adulterada.

Já o Posto Águia de Prata, localizado na rua Dona Ruyce Ferraz Alvim, está funcionado sob efeito de liminar. O posto teria apresentando 2% de álcool a mais nas bombas de gasolina. O permitido é 28%. “Eles (posto) entraram com uma defesa na Justiça. Até ser julgado o caso, eles podem continuar funcionado normalmente”, explicou o técnico da Secretaria Paulo Serve.

Um funcionário do Auto Posto Ltda, que não quis se identificar, disse para a reportagem que o proprietário não estava presente, mas que a situação estava regularizada. A Secretaria da Fazenda pretende continuar fazendo nos próximos meses este tipo de operação. Em dezembro, uma outra cidade do Grande ABC deve ser fiscalizada por técnicos do Ipem. A vistoria é feita de acordo com o número de denúncias recebidas.