Obras no Carandiru em ritmo acelerado

Diário de S. Paulo - 5/3/2003

qua, 05/03/2003 - 9h15 | Do Portal do Governo

As obras do Parque da Juventude, que estão sendo construídas no local onde funcionava a Casa de Detenção, no Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, estão em ritmo acelerado. A primeira fase do projeto, que é a parte esportiva, está prevista para ser inaugurada em setembro próximo. A outra, que é a parte contemplativa de mata atlântica, deverá ser entregue até o final do ano.

Segundo Ana Patrícia Carletto, coordenadora de projetos para a juventude da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, na primeira fase está prevista a construção de oito quadras poliesportivas, dois campos de futebol, pista de skate, vestiário e banheiros. A segunda fase, o parque central ou área contemplativa, com gramado, bancos, passeios, 52 mil metros quadrados de vegetação e lago ornamental, deve ficar pronta em dezembro. A Construtora Master ganhou a concorrência pública e só depende de homologação para iniciar as obras.

A terceira fase do projeto, a do Parque Institucional, é a mais trabalhosa e ainda não tem prazo para ficar pronta. Ela prevê a transformação dos pavilhões em Centro de Cultura, Faculdade de Tecnologia (Fatec), Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital e o Centro de Excelência em Terceiro Setor (prédio onde ficarão as ONGs).

O Parque da Juventude vai ter aproximadamente 300 mil metros quadrados, sendo grande parte deles de mata atlântica. “O local deverá beneficiar muita gente. Não temos estimativas de números, mas a região é muito grande e de muito fácil acesso”, comenta a cordenadora Ana Patrícia.

O Governo do estado deverá investir aproximadamente R$ 22 milhões no projeto de transformação do presídio em área de lazer e cultura.