Obras nas marginais de SP serão retomadas

Folha de São Paulo - Quarta-feira, dia 10 de maio de 2006

qua, 10/05/2006 - 10h41 | Do Portal do Governo

URBANISMO

Estado vai bancar o recapeamento dos 2 principais corredores de tráfego da capital paulista; serviço será feito à noite

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO

DA REPORTAGEM LOCAL O governo do Estado de São Paulo retoma no próximo fim de semana o recapeamento e a reforma da sinalização das marginais Tietê e Pinheiros, os dois principais corredores de tráfego da capital paulista.

Para não prejudicar ainda mais o trânsito de São Paulo, o serviço será realizado à noite e durante a madrugada.

O início das obras foi anunciado ontem pelo governador Cláudio Lembo (PFL), durante a inauguração da estação Chácara Klabin do Metrô, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo).

O governador prevê que o serviço de recapeamento e reforma da sinalização das marginais esteja concluído em no máximo cinco meses -quatro meses é o prazo mais provável, de acordo com informações da Secretaria de Estado dos Transportes.

Desde dezembro do ano passado, 20 quilômetros das duas marginais, que juntas têm aproximadamente 47 quilômetros, já foram recapeados com verbas da prefeitura. Agora, todo o serviço será custeado pelo Estado.

Pelos dois corredores, de acordo com a prefeitura, circulam em média, por dia, cerca de 1,1 milhão de veículos, sendo 700 mil na marginal Tietê. Do total, 165 mil são caminhões.

As obras serão realizadas em 15,2 quilômetros, nos dois sentidos. Na marginal Tietê, a reforma vai ocorrer nos dois sentidos, entre o Cebolão e a ponte Ulisses Guimarães.

Na Pinheiros, serão reformados os trechos entre as pontes República da Armênia e da Cidade Universitária (no sentido zona sul-zona norte). No lado oposto, entre as pontes Engenheiro Ary Torres e Cidade Universitária.

Asfalto

A reforma vai retirar toda a camada de asfalto, por meio de um sistema de fresagem, que será recolocada posteriormente. Após esse procedimento, será refeita a sinalização pintada no solo e serão reinstaladas as placas.

De acordo com a Secretaria dos Transportes, serão gastos R$ 29,075 milhões nesta fase da obra. Depois, o serviço poderá ser estendido aos cerca de dez quilômetros que restarem, o que pode ser anunciado por Lembo no sábado.

Durante o recapeamento, as marginais sofrerão bloqueios ao tráfego, principalmente à noite, mas o esquema para o trânsito só vai ser definido pela Secretaria das Subprefeituras e pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) até sexta-feira.

Ontem, ao comentar a nova obra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), disse que a administração está vivendo “”um momento muito feliz, de novas obras, novos investimentos”. “”A cidade reconhece o esforço do governo do Estado”, afirmou.