Obras do PAC recomeçam na semana que vem

A Tribuna - Santos - Quarta-Feira, 23 de fevereiro de 2005

qua, 23/02/2005 - 9h00 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A J.H.O. Construtora Ltda. reinicia, na próxima semana, as obras do Programa de Atuação em Cortiços (PAC) na Cidade, na Rua João Pessoa, 400. A empresa aceitou os termos do contrato rescindido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) com a Construtora e Empreendimentos Master S/A, vencedora da licitação, mas que não conseguiu finalizar o projeto.

A obra está paralisada desde o Natal, visto que, por dificuldades financeiras, a Master não estaria honrando compromissos com fornecedores e empregados, o que levou a CDHU a romper o acordo.

A escolha da J.H.O. foi oficializada ontem pelo secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Emanuel Fernandes. A empresa ficou em terceiro lugar na licitação e assumiu a conclusão da obra porque a Contracta Engenharia Ltda., segunda colocada, não demonstrou interesse em continuar o trabalho.

Pelo cronograma original, o prédio de 60 apartamentos deveria ter sido entregue no mês passado. A mudança fez com que o prazo fosse prorrogado para dezembro.

Segundo o superintendente de Comunicação Social da CDHU, Raul Christiano Sanchez, o contrato entre a companhia e a J.H.O. será elaborado hoje e assinado até sexta-feira, com valor total de R$ 930.356,35, equivalente ao trabalho que ainda resta fazer.

Sanchez não deu garantias de que a nova empresa absorva a mão-de-obra dos operários que não receberam os salários combinados com a antiga responsável pela obra.

A J.H.O. já presta serviços para a CDHU na região. Ela é responsável pela construção de 160 apartamentos na Nova Cintra e conclusão de 72 sobrados no México 70, em São Vicente, além da construção de mais seis unidades, uma creche e um centro comunitário no mesmo local.

Agilidade

Sanchez deixou aberta a possibilidade de que a segunda fase da primeita etapa de obras do PAC seja iniciada antes da entrega dos 60 apartamentos da primeira fase.

‘‘A ordem do governador Geraldo Alckmin é agilizar os procedimentos do PAC em Santos e na Capital’’, revela.

A primeira etapa do PAC em Santos se resume em três projetos, em áreas já adquiridas pela CDHU.

O primeiro é o que está sendo retomado agora. O segundo está na etapa de conclusão de projeto para abertura de licitação, em uma área na Rua Amador Bueno.

Segundo Sanchez, esta construção deve começar ainda em 2005. A última fase será erguida em um terreno na Rua São Francisco. No total, serão 500 unidades habitacionais no Centro.