Obras da Sabesp vão reforçar rede de água na Área Continental de São Vicente

A Tribuna/Santos

qua, 19/08/2009 - 9h16 | Do Portal do Governo

As obras que vão reforçar o abastecimento de água na Área Continental de São Vicente foram iniciadas pela Sabesp e devem terminar em dois anos. Para a construção da Estação de Tratamento (ETA) Itu, um canteiro foi erguido ao lado do CDP e da Fundação Casa de São Vicente, na altura do Km 66 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Continental.

Segundo Joaquim Hornink Filho, superintendente regional da Sabesp, as obras incluem ainda a montagem de uma tubulação adutora para travessia de água bruta pelo Rio Branco, na mesma área, ”por métodos não destrutivos e com alta tecnologia”.

O superintendente explicou que a ETA Itu representa um investimento de R$ 7 milhões e visa beneficiar 84 mil moradores da Área Continental.

“Atualmente, São Vicente é abastecida pela ETA Cubatão e pela água que vem do Sistema Melvi, de Praia Grande. A ETA Itu vai reforçar este abastecimento, segundo as políticas de modernização e de unificação dos sistemas da Sabesp”. A meta funcional da nova estação é tratar 200 litros de água por segundo.

“Quando a ETA Itu estiver pronta, vamos trabalhar com mais folga no abastecimento de outras cidades da região, como em Santos e em Praia Grande, exatamente pela integração dos sistemas”, detalhou Hornink Filho.