Obra na Piaçagüera-Guarujá será retomada

Folha de São Paulo - Quinta-feira, dia 11 de maio de 2006

qui, 11/05/2006 - 11h17 | Do Portal do Governo

ESTRADAS

Viaduto sobre a linha férrea que cruza a rodovia no litoral sul de SP está com sua construção parada desde 2001

MARIANA CAMPOS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), anunciou ontem a retomada das obras do viaduto sobre a linha férrea que cruza a rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçagüera-Guarujá), em Cubatão (58 km a sudeste da capital), parada desde 2001.

A obra tem como objetivo transpor a linha férrea, melhorando a fluidez do tráfego de veículos em direção ao pólo industrial da cidade, ao porto de Santos (do lado de Guarujá) e às cidades do litoral norte paulista. O investimento será de R$ 38,1 milhões.

“O viaduto servirá para o sistema logístico da região, permitindo a passagem dos caminhões independentemente da ferrovia”, afirmou o governador.

De acordo com o secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, a obra deverá ter início em um ou dois meses e levará um ano para ser concluída.

Para agilizar a execução do serviço, o governo anunciou o interesse em repassar a obra à Ecovias, concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes. Isso elimina a necessidade de licitação.

“Vamos ver se é possível contratarmos a própria concessionária para fazer o serviço, porque é uma obra que faz parte do sistema que ela administra. Vou procurar a empresa a partir de hoje”, disse o secretário.

Segundo o presidente da Ecovias, Marcelino Rafart de Seras, a empresa tem interesse na execução da obra, já que a fluidez do tráfego, com a passagem das composições, fica comprometida.

Ele citou um feriado de fim de ano no qual foram registrados seis quilômetros de congestionamento porque a companhia ferroviária utilizou a linha.

“Uma obra como essa costuma demorar cinco meses para ser licitada. Pela pressa e pela necessidade, ele [governo] achou uma alternativa, que seria passar essa obra para que a Ecovias realizasse. Com isso, eu posso começar a obra no mês que vem”, afirmou Seras.

O presidente da Ecovias afirmou que deverá conversar com o governo estadual para acertar a possibilidade da execução do serviço e definir um cronograma para a obra.

O projeto do viaduto existe desde 2000 e as obras estão paralisadas desde o segundo semestre de 2001. Durante a execução do serviço, foram encontrados dutos e uma adutora da Sabesp no subsolo, que precisaram ser retirados.

Ontem, Lembo entregou a restauração do Pouso de Paranapiacaba, o primeiro de um conjunto de oito monumentos construídos em 1922, na estrada do Caminho do Mar.

À tarde, em Praia Grande, o governador participou da inauguração da Linha Expresso Litoral Sul, que liga as cidades de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande, no litoral sul.