Obra de Brecheret muda do Araçá para a Pinacoteca

Jornal da Tarde - Quinta-feira, dia 14 de setembro de 2006

qui, 14/09/2006 - 11h00 | Do Portal do Governo

Maltratada pelo tempo…

Após 80 anos, a Musa Impassível vai mudar de endereço . Deixa o Cemitério do Araçá e fixa moradia na Pinacoteca nos próximos dias. A Musa vem a ser uma escultura em mármore de Carrara, com 2,80m e cerca de 3 toneladas, esculpida por Victor Brecheret (1894-1955). Esta transferência permite recapitular uma história bonita e singela que a Cidade assistiu nos anos 20.

…a Musa Impassivel…

A historiadora e restauradora Márcia Camargos revive essa história. Em novembro de 1920, faleceu aos 49 anos, no auge da sua inspiração e prestígio, a poetisa Francisca Júlia da Silva, nascida em Xiririca, hoje Eldorado Paulista. O deputado José Freitas Valle que muito a admirava, entrou com projeto-de-lei na Assembleía para que o Estado lhe ofertasse um túmulo digno do seu talento.

… de Brecheret está se mudando do…

O então governador Washington Luiz sancionou a lei de Valle, que abriu espaço para a contratação de Brecheret. Por essa época, aos 31 anos, Brecheret, estava estudando artes plásticas em Paris como bolsista. A Musa foi inaugurada em novembro de 1925, sobre o túmulo de Franscisca, na Quadra A, Terreno 6, Araçá. Lá está sem jamais ter passado por um restauro até hoje, que a prolongada passagem do tempo tomou urgente. A Musa anda bem judiada, pois além dos efeitos da poluição, em especial do monóxido de carbono, tem sido vítima de porcalhões.

…túmulo de Francisca no…

Na verdade a mudança é definitiva, segundo o termo de cooperação assinado entre o Estado e a Prefeitura, via Emurb. A Musa será restaurada na própria Pinacoteca e por lá ficará, talvez na varanda ou em um dos seus salões. Em troca, o túmulo receberá uma réplica em bronze, com placa alusiva aos fatos, para não deixar um vazio na memória do lugar e da Cidade.

…Araçá para a Pinacoteca

A decisão não fere direitos de herdeiros (que a poetisa não teve) pois a Musa sempre foi do Estado. Essa transferência inaugura na Cidade uma tendência mundial recente. ‘Antigamente não havia tanta fumaça de carro para afetar estátuas’, lembra a restauradora Márcia. Detalhe: o deputado Valle, cuja lei fez nascer a Musa, foi um dos fundadores da Pinacoteca, para onde ela vai agora de vez.