O túnel e o Estado

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 3 de agosto de 2004

ter, 03/08/2004 - 9h30 | Do Portal do Governo

EDITORIAL

Se depender do Governo do Estado de São Paulo, a construção do túnel que ligará Santos a Vicente de Carvalho (Guarujá) não mais será de responsabilidade da União. No mês passado, por determinação do governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, enviou ao Palácio do Planalto solicitação para que as obras do túnel sejam delegadas a São Paulo – inclusive o custeio do empreendimento.

A proposta do Palácio dos Bandeirantes é viável. Por dois motivos. O primeiro é que, nas mãos do Estado, os processos burocráticos e a elaboração dos projetos de engenharia tenderão a ficar prontos num prazo mais curto – afinal, as atribuições da Secretaria de Transportes são menores do que a carga de trabalho dos técnicos do Ministério dos Transportes. A segunda vantagem é que São Paulo tem mais experiência na concessão (por meio de concorrência pública) de grandes obras viárias a empresas particulares. No caso específico do túnel, que passará sob o canal do estuário de Santos, tal know-how é fundamental porque as obras serão feitas e administradas pela iniciativa privada, mediante cobrança de pedágio.

Espera-se, portanto, que o Governo Federal analise com especial atenção os argumentos do Estado, a fim de agilizar o andamento do projeto.