O Parque Villa Lobos é de todos

Jornal da Tarde - São Paulo - Sábado, 19 de março de 2005

sáb, 19/03/2005 - 14h34 | Do Portal do Governo

Com uma área de 350 mil m², o parque oferece aos usuários aulas de ginástica e uma infra-estrutura que inclui pista de cooper sinalizada e ciclovia pavimentada. Há ainda cadeiras de rodas disponíveis para deficientes físicos, telefones para surdos e o projeto de trilhas táteis para deficientes visuais

Charlise Morais

Por apresentar uma grande área plana e pistas niveladas, o Parque Villa Lobos, uma área de 350 mil m² na zona oeste da Capital, se tornou uma ótima alternativa de lazer não só para ciclistas e corredores, mas também para pessoas com deficiências. E a administração do local, levando isso em consideração, incluiu entre as obras de aprimoramento de infra-estrutura do parque várias adaptações para melhor atender esse público ‘especial’.

O movimento no Villa Lobos é grande. E começa cedo. Às 7h chegam os primeiros visitantes, a maioria atraída pela pista de cooper, que é toda sinalizada, e pela ciclovia pavimentada. Mas as quadras também são concorridas.

O Parque oferece ainda mais. Todas as segundas-feiras, às 7h30, quartas, às 7h, e sábados às 8h, há aulas de ginástica oriental Liang Gong. Com duração de uma hora, as aulas reúnem cerca de 30 alunos. Além disso, às segundas, quartas e sextas, às 8h, há Ling Ch’i, uma técnica oriental de combate ao stress. Amanhã, às 9h, vai haver uma aula experimental de Ioga. Se os freqüentadores aprovarem, o Parque passa a oferecer mais esta opção de lazer.

O Villa Lobos também é palco de campeonatos internacionais de tênis todos os anos, entre dezembro e janeiro. Os usuários do Parque acabam beneficiados pelo evento, já que as quadras são constantemente reformadas.

Hoje com 350 mil m² de área útil, o Parque está em constante modificação. A previsão é de que, até o início do próximo ano, obras de ampliação sejam concluídas e que a área total passe para 732 mil m². As obras também contemplarão os deficientes físicos. Para o administrador Flávio Scavasin é prioridade do local promover o acesso a todas as pessoas. ‘Já temos cadeiras de rodas disponíveis e telefones para surdos. No momento estamos construindo rampas de acesso às quadras e posteriormente serão feitas as trilhas táteis para os deficientes visuais’, explicou.

A segurança dos usuários é outra preocupação. Além do estacionamento com vagas para 750 carros, o Parque Villa Lobos conta com uma base da Polícia Militar dentro de suas dependências e há ainda seguranças particulares.

Mas o Parque não foi sempre tão bonito. Antes de ser parque, a área era um aterro de resíduos sólidos e recebia entulhos e restos de construções. Por conta disso, o terreno ainda tem dificuldade de drenagem e quando chove várias áreas ficam inundadas. A administração providenciou um aumento da altura do solo de algumas áreas para solucionar o problema.

Outra preocupação da administração é a mistura de ciclistas e pedestres nas pistas. Nos fins de semana o número de freqüentadores aumenta e o risco de acidentes é grande. Pensando no bem-estar dos usuários, foi planejada a conclusão da ciclovia para a primeira etapa da ampliação do Parque – prevista para agosto deste ano – e com uma fiscalização mais ostensiva por parte dos funcionários, em todas as áreas do Parque.