O menor desemprego desde 1995

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 28 de junho de 2007

qui, 28/06/2007 - 11h21 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

O desemprego na região metropolitana de São Paulo caiu em maio e alcançou o menor valor para este mês desde 1995 (15,5%). Para se ter uma idéia, a taxa de desemprego total em abril era de 16,3%. Essa queda acentuada reverteu o quadro negativo de elevação da taxa de desemprego na região, registrada nos três últimos meses.

Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), da Fundação Seade e pelo Dieese, mostram ainda que a ocupação na região metropolitana apresentou alta de 0,6% e elevou o contingente de ocupados para 8,4 milhões de pessoas.

Outra boa notícia, conforme assinala a pesquisa, é que os rendimentos médios dos ocupados e dos assalariados também tiveram aumento de 2,1% e passaram a ser de R$ 1.152 e R$ 1.216, respectivamente.

A queda no índice não reduziu a fila formada ontem no Centro de Apoio ao Trabalho na Liberdade, na Capital, onde milhares de paulistanos procuravam emprego.

A ex-doméstica Lucilene Silva, 23 anos, chegou às 7h30 e esperou até meio-dia para ser atendida. ‘É a primeira vez que recorro ao Centro de Apoio. Estou desempregada há um ano.’ O estudante Lucas Mendes, 17 anos, também pegou fila. ‘Estou ansioso para conseguir o meu primeiro emprego, mas não estou muito otimista. Aceito qualquer vaga, preciso de experiência, mas está muito difícil’, revelou.