O mar e o surfe, pela 1ª vez na vida

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

sex, 14/01/2005 - 9h01 | Do Portal do Governo

Estudantes do Interior participaram ontem de uma aula de surfe. Muitos não conheciam o esporte praiano

FILIPPO MANCUSO

Ontem o sol apareceu para alegria das crianças do Interior que estão passando a semana na praia. Elas participam do programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia, promovido pelo governo estadual e que possibilita a estudantes, de 9 a 11 anos uma semana de estada no Litoral.

Em São Vicente, 240 crianças de Embu-Guaçu, Espírito Santo do Turvo e Rinópolis, participaram de aulas práticas de surfe. ‘Lá na minha cidade eu só jogo bola e rodo pião’, contou o pequeno Lucas Bastos, 9 anos, que mora em Rinópolis. Mas houve quem se familiarizasse logo com a novidade. Hinderson Costa, 11 anos, de Embu-Guaçu, recebeu elogios dos professores por sua postura no mar. ‘Eu vi na televisão o pessoal surfando e prestei atenção. Foi bem fácil’, gabou-se. E ele já tem planos para o futuro. ‘Vou conversar com meus pais e pedir para eles se mudarem para cá, bem na frente da praia. Quero ser um surfista radical.’

Hoje os pequenos pegam o ônibus de volta pela manhã. Mas segunda-feira que vem desembarcam em São Vicente seis delegações vindas de Piraju, Cravinhos, Nova Lusitânia e Santo Antônio do Aracangá. Mais surfe e histórias.