O calor da solidariedade

Jornal da Tarde - Opinião - Segunda-feira, 2 de maio de 2005

seg, 02/05/2005 - 9h39 | Do Portal do Governo

Se todos participarem doando um agasalho, contribuindo para aliviar o frio que a população mais carente sente no inverno, venceremos mais que somente o frio

Lu Alckmin

Solidariedade é uma palavra maravilhosa, plena de amor. Se restrita apenas à teoria, ela perde completamente o seu encanto, a sua alma. Solidariedade é daqueles termos que somente adquirem o seu verdadeiro sentido quando postos em prática. É necessário o desejo de ajudar, de partilhar, de ensinar e de nos tornarmos mais humanos e mais fortes. Quando se doa, recebe-se muito mais…

Agora, quando os primeiros sinais do frio já chegam aqui no nosso Estado, é um excelente momento para viver a solidariedade. Quando o inverno se apresenta, não há melhor defesa do que o calor humano, a generosidade e um bom agasalho.

Como nos ensina São Francisco de Assis, temos uma responsabilidade simultaneamente social e moral de levar amor onde houver ódio. Esperança, onde houver desespero. Alegria, onde houver tristeza. E, pode-se acrescentar, um agasalho onde houver frio. Afinal, é também por intermédio dessas ações que podemos descobrir o nosso potencial humano, nos relacionando com a comunidade e participando da construção dos alicerces de uma sociedade mais humana e fraterna.

E as ações e programas do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo são norteadas por valores que levam saúde, educação e cidadania às pessoas. Além de conscientização da sociedade. O sucesso dessa proposta resulta do exercício da solidariedade educativa, oferecendo condições para o resgate da dignidade humana, o aumento de renda e a geração de novos empregos. Solidariedade também é um trabalho de equipe. E a nossa ‘equipe’ está aberta a toda pessoa que deseje partilhar.

Nesse contexto, amanhã, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, estaremos lançando a Campanha do Agasalho 2005. Como protagonistas contamos com o apoio de vários atletas que cederam suas imagens para a campanha publicitária. Entre eles, Robinho, jogador do Santos e da Seleção Brasileira de futebol; Rogério Ceni, o goleiro-artilheiro do São Paulo; Fernanda Venturini e Bernardinho, do nosso vôlei campeão; o iatista medalha de ouro olímpico Roberto Scheidt; e o nadador Gustavo Borges. Uma grande equipe que, movida pelo calor humano, veio para vencer e convocar toda a sociedade para ultrapassar a marca atingida no ano passado, que foi de 11 milhões de peças arrecadadas.

Nossa idéia é simples e objetiva. Se todos participarem doando um agasalho, um cobertor, uma manta, uma calça, um sapato, um par de meias, contribuindo para aliviar o frio que a população mais carente sente no inverno, venceremos mais que somente o frio. Seremos, principalmente, vencedores da batalha contra a frieza e a indiferença social. Pois mais importante ainda do que o calor da roupa é a generosidade do gesto e o respeito pela dignidade de quem recebe a doação.

A campanha envolve uma logística complexa, desde a doação do agasalho até às mãos dos carentes. Entre a arrecadação e a doação, o trabalho tem de ser feito rapidamente para evitar ao máximo que as pessoas carentes passem frio. Os preparativos começam no verão e mobilizam centenas de pessoas, que vão de grandes empresários, estudantes da rede estadual, integrantes do governo, sociedade civil, imprensa, entre outros.

As peças arrecadadas são distribuídas nos 645 municípios do Estado, e em mais de 1.900 entidades sociais e comunitárias de favelas da Capital cadastradas no Fundo Social. As peças arrecadadas no Interior do Estado são distribuídas nos respectivos municípios. E, como no ano anterior, a atenção da campanha também estará focada nos 50 municípios que têm Índices de Desenvolvimento Humano IDH muito baixos e não têm condições de arrecadar agasalhos para os mais carentes.

Esperamos que neste ano toda a sociedade participe dessa campanha e, sobretudo, que cada pessoa reflita sobre o seu papel social e o melhor caminho para passarmos um inverno mais fraterno. A nossa vontade gera um sentimento de responsabilidade e compromisso com algo muito maior, é a ferramenta essencial para transformar o mundo e oferecer novas fontes de oportunidades para todos.


Lu Alckmin é presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.