Nutricionista aprova Bom Prato

ValeParaibano - São José dos Campos - 4/9/2003

qui, 04/09/2003 - 9h10 | Do Portal do Governo

Restaurante popular é elogiado por especialista; fila dura meia hora no 2º dia

Por Cláudio César de Souza


ValeParaibano – Quinta-feira, 4 de setembro de 2003

O restaurante ‘Bom Prato’ de São José dos Campos passou no teste realizado ontem pela nutricionista Teresa Cristina de Oliveira a convite do ValeParaibano. Após experimentar a comida, ela aprovou a refeição de R$ 1 do estabelecimento inaugurado anteontem no município.

Ontem, foram servidas 1.200 refeições, das 11h às 14h. A fila foi intensa durante todo este período, dobrando a esquina da rua Rubião Júnior com a Villaça. O tempo médio de permanência na fila foi de 30 minutos e chamava atenção o grande número de idosos no restaurante.

Um grupo de 10 pessoas que chegou após as 14h não conseguiu almoçar e reclamou da interrupção do atendimento. O cardápio de ontem incluía arroz, feijão, pernil em pedaços, abóbora, pepino, pão, melancia e suco de limão.

‘É uma refeição simples, mas nutritiva e bem balanceada. Houve uma variação adequada, com o pepino cru e a abóbora cozida, garantindo variedade nas cores e na consistência da comida’, disse Teresa Cristina, que possui uma empresa de consultoria em alimentação.

Segundo a nutricionista, também foram atendidas as exigências nutritivas do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), do governo federal. ‘Temos 1.600 calorias por prato, quando o mínimo exigido é de 1.400, e também foi atendida a exigência mínima de 120 g de proteína’.

Antes de provar a comida, Teresa Cristina vistoriou a cozinha. ‘A cozinha e o salão onde são servidas as refeições são limpos e bem iluminados. Os funcionários estão com luvas, touca e máscara, o que garante higiene total. Além disso, os talheres são entregues embalados aos usuários e os pratos são lavados com água quente.’