Novos trens do Metrô já estão em testes

Jornal da Tarde

qui, 04/03/2010 - 8h35 | Do Portal do Governo

Composições, as mais modernas do sistema, serão apresentadas oficialmente neste mês

Cinco trens da Linha 4-Amarela do Metrô (Luz-Vila Sônia), fabricados na Coreia do Sul, estão em fase final de testes no pátio da Vila Sônia (zona sul) e nas estações Paulista e Faria Lima, as duas primeiras a abrir para passageiros, o que deve ocorrer até o fim deste mês. O governador José Serra (PSDB) irá apresentar os trens oficialmente nos próximos dias.

As primeiras imagens dos trens foram divulgadas ontem pelo Consórcio ViaQuatro, que irá operar a Linha Amarela, e publicadas no site Revista Ferroviária. As composições – as mais modernas do sistema metroviário paulistano e que foram fabricadas na Coreia do Sul pelo consórcio Hyundai-Rotem – chegaram ao País de navio e são diferentes dos trens das outras linhas do Metrô.

Atualmente, segundo o ViaQuatro, os trens vêm passando por avaliações de técnicos das empresas coreanas, como as de velocidade, aceleração, frenagens, desempenho, aberturas de portas e carga suportada, que vão fixar os limites seguros de operação na Linha 4-Amarela.

As novas composições têm ampla área com vidros escurecidos e são as primeiras a contar tanto com o sistema driveless (que permite a operação 100% automatizada, por computador, sem a necessidade de condutores) quanto com o conceito de “salão único”. Sem separação entre os vagões, é possível caminhar pelo trem entre as duas extremidades, para procurar lugares mais vazios para se acomodar.

Os trens contam ainda com canais para distribuir, em seu interior, sinais de celular e internet sem fio (wi-fi), som ambiente digital e ar-condicionado. Serão totalmente sincronizados com as portas de vidro que ficarão nas plataformas das estações da Linha 4 e se abrirão e fecharão automaticamente, para evitar acidentes e quedas de objetos nas vias.

No total, irão operar nos 12,8 km de vias 14 composições, cada uma com seis carros interligados.

Cronograma

Após a inauguração das primeiras estações, o cronograma prevê a abertura, até o fim do primeiro semestre, dos terminais Butantã, República, Pinheiros e Luz. Outros cinco ficam para 2012: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. A Linha 4 será a primeira a operar em regime de concessão e, segundo o ViaQuatro, o pessoal do Centro de Controle Operacional, estações e apoio já foi contratado e treinado.

Início

2 estações devem ser as primeiras da Linha 4- Amarela a iniciar operação comercial: Paulista e Faria Lima

Tecnologia

14 trens irão operar nos 12,8 km da Linha 4. As composições funcionam sem operador

Sondagens mapeiam solo da Linha 6-Laranja 

O Metrô vem realizando dezenas de sondagens nos bairros de Perdizes, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Lapa, Freguesia do Ó e Vila Brasilândia, por onde passará o trajeto da futura Linha 6 – Laranja (Vila Brasilândia – São Joaquim), cujas obras devem começar no quarto trimestre deste ano.

A intenção, segundo a companhia estadual, é mapear com detalhes todas as camadas do solo e altura dos lençóis freáticos de cada região, para utilizar as informações nos projetos básico e funcional da nova linha, que terá 18,4 km e será toda subterrânea.

São as sondagens, que continuam pelo menos até o fim de abril e estão a cargo das empresas Alphageos e EPT, contratadas do Metrô, que irão determinar alterações pontuais no traçado da Linha 6 e mesmo o método de escavação a ser usado: manual ou por meio de máquina, a escavadeira tatuzão (shield).

A linha completa deverá entrar em operação em 2014 e, pelo projeto original, terá entre 15 e 17 estações. No terminal de Freguesia do Ó, vai se integrar com outra linha em projeto, a 16-Prata, que seguirá até a Vila Nova Cachoeirinha por meio de um sistema de monotrilho. Por conta de duas estações previstas – PUC e Higienópolis-Mackenzie – a Linha 6 já foi apelidada de “linha das universidades”.