Novo sistema do HC dobra média de consultas

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 18 de Agosto de 2005

qui, 18/08/2005 - 10h44 | Do Portal do Governo

Adriana Dias Lopes

Desde que o sistema de atendimento do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-SP) mudou, no dia 1º, o número diário de pacientes que conseguiram marcar uma consulta dobrou. Hoje, a média é de 340 consultas por dia. Antes eram 172.

Os números fazem parte do balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde, durante os dez primeiros dias úteis depois da mudança. No mesmo período, o telefone de marcação de consultas registrou 3.402 novas consultas nos 13 ambulatórios de especialidade estaduais, centros que recebem casos da chamada média complexidade (problemas cardíacos e hepatite, por exemplo).

O tempo que o paciente leva para conseguir uma consulta diminuiu. Os pacientes agendados hoje serão atendidos nos ambulatórios em, no máximo, 30 dias, de acordo com a Secretaria da Saúde. No ambulatório do HC, o tempo era de até três meses.

Uma das causas da diminuição do tempo de espera foram as 30 mil novas consultas mensais inauguradas no dia 1º nos ambulatórios de especialidade. O número de atendentes da central telefônica aumentou: de 7 para 12. O horário de atendimento, antes das 7 às 12 horas, agora é das 7 às 17 horas.

Por enquanto, a mudança no HC atingiu só o Instituto Central (responsável por 60% dos atendimentos no complexo HC). A idéia é que todos os institutos do hospital passem pela mesma mudança.