Novo hospital vai reabilitar deficientes de Campinas e região

Folha de S. Paulo

seg, 22/03/2010 - 8h56 | Do Portal do Governo

Segundo governo, centro da Rede Lucy Montoro atenderá aos cerca de 250 mil deficientes da área

Será inaugurado hoje, em Campinas (SP), o primeiro centro de reabilitação da Rede Lucy Montoro no interior paulista, para atender pessoas com deficiência física. O centro faz parte do Programa de Reabilitação do governo estadual, que investiu R$ 11 milhões.

O estabelecimento oferecerá reabilitação integral, com procedimentos de alta complexidade, para os pacientes do SUS e será gerenciado pelo Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico que cuida de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, em parceria com a Unicamp.

Segundo Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o principal objetivo do centro é atender às cerca de 250 mil pessoas que vivem com deficiência na região de Campinas, mas o centro estará preparado para receber pacientes de outras localidades.

A princípio, segundo Battistella, serão priorizados os pacientes da rede pública. “Vamos ver como será o atendimento ao longo do tempo. Se sobrar vaga, também podemos atender aos convênios”, diz.

De acordo com a secretária, serão beneficiadas crianças e adultos com deficiências físicas provocadas por acidentes e doenças congênitas e crônicas que resultaram em comprometimento da mobilidade.

Os pacientes atendidos deverão ser encaminhados por um médico das unidades de saúde da região de Campinas.

O centro oferecerá órteses, próteses e o acompanhamento de seu uso, além de laboratórios de análise do movimento e de urodinâmica. Entre os exames disponíveis, está a podobarometria, que avalia e identifica a distribuição das áreas de pressão na planta dos pés durante a marcha para os tratamentos de dores crônicas, alterações de sensibilidade nos membros inferiores e correção de postura.

O centro terá também um simulador de equitação, que trabalha o equilíbrio e a transferência de peso.