Novo corredor unirá Tucuruvi a aeroporto de Guarulhos

Jornal da Tarde - Terça-feira, 19 de julho de 2005

ter, 19/07/2005 - 9h45 | Do Portal do Governo

A construção da via exclusiva, apelidada de TEU, que terá 18 km, deve começar até o início do ano que vem

Paulo Manso
Do GuarulhosWeb

Começa até o início do ano que vem a construção do Transporte Expresso Urbano TEU, um corredor de ônibus diferenciado que, numa primeira fase, vai unir a Estação Tucuruvi do metrô, na Zona Norte, e a região do Bairro Taboão, em Guarulhos, com passagem pelo Aeroporto Internacional de Cumbica. O TEU, que foi desenvolvido pela Associação Nacional de Transportes Públicos ANTP, será construído em cooperação entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos EMTU e a prefeitura de Guarulhos, e servirá para facilitar o acesso, de metrô, até o aeroporto.

O TEU terá outras quatro fases, que prevêem a ligação com a região do Grande ABCD e, ali, a interligação com os corredores de trólebus da EMTU já existentes. A primeira fase, de 18,4 km, tem duração prevista de dois anos e custo estimado em R$ 558 milhões.

Pelo projeto, apresentado ontem, serão 50 paradas, seis terminais e uma pista paralela para linhas expressas. Há a previsão até de uma parada subterrânea na Rua Dom Pedro II, principal espaço comercial de Guarulhos. O corredor passará pelo bairro paulistano do Jaçanã, e pelas regiões guarulhenses de Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Centro, Bom Clima, Vila Barros e Taboão.

‘Há outras opções para a parada no Centro. O acesso subterrâneo é apenas uma idéia’, afirmou a secretária municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos, Patrícia Veras. Ela ressaltou, ainda, a importância do custo de manutenção do corredor. ‘Acredito que mais importante do que construir, será mantê-lo funcionando de acordo com as necessidades e com um custo aceitável’, explicou. Guarulhos ainda estuda a viabilidade financeira da obra, para decidir de que maneira destinará recursos para ela.

A previsão é que circulem pela nova via cerca de 170 ônibus articulados, que atenderão a uma demanda estimada em 180 mil passageiros por dia. Os veículos serão equipados com motores de baixa emissão de poluentes, piso baixo e sistema de bilhetagem eletrônica.

De acordo com o projeto, a velocidade média dos ônibus no corredor será de 30 km/h. As viagens, que hoje duram cerca de 50 minutos, em média, serão feitas em 35 minutos.

Segundo Cláudio de Senna Frederico, vice-presidente da ANTP, a idéia da associação é trabalhar junto às prefeituras das cidades por onde passará o corredor projetos de melhorias urbanas.