Novo corredor chegará a Itapevi

Jornal da Tarde

qui, 28/05/2009 - 8h13 | Do Portal do Governo

EMTU assina hoje convênios com as prefeituras de Jandira e Itapevi para a construção

A Grande São Paulo vai ganhar mais um corredor exclusivo de ônibus intermunicipal, ligando o bairro do Butantã, na zona sul da capital, aos municípios de Jandira e Itapevi, na Região Metropolitana. Os convênios para a implantação do corredor serão assinados hoje, entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e as prefeituras das duas outras cidades. O corredor, que deverá começar a operar em 2010, tem movimento previsto de 16 mil passageiros/dia.

Os documentos terão validade de até cinco anos e definirão as ações conjuntas dos governos municipais e da empresa estadual para o projeto e construção do corredor e, posteriormente, de sua manutenção. Os dois municípios também deverão se comprometer a planejar a integração de suas redes de ônibus locais às futuras paradas da nova via.

A EMTU já contratou o Consórcio Metropolitano Geométrica-Logit, que será responsável por elaborar o projeto funcional do novo trajeto. Segundo a empresa estadual, também estão em desenvolvimento os projetos que estabelecerão as diretrizes para a execução das obras no trecho principal do corredor, com 5 quilômetros entre Itapevi e Jandira.

Nesse trecho, o novo corredor ganhará a construção do Terminal Metropolitano Itapevi, de três estações de transferência, viaduto e passarelas para travessia de pedestres.O sistema viário também será melhorado.

De acordo com a EMTU, estudos mostraram que não só as cidades de Jandira e Itapevi serão beneficiadas. Moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba e Osasco também ganharão mais velocidade nos deslocamentos.

Os projetos da obra devem estar concluídos em setembro deste ano e no primeiro trimestre de 2010 deve ser encerrado o processo para a obtenção da licença ambiental, após o que começam as obras. A entrega é prevista para o final de 2010, com investimento, do Estado de R$ 31,5 milhões.

Movimento

16 mil passageiros por dia é a demanda estimada do novo corredor, que vai custar R$ 31,5 milhões e beneficiará, além da capital, cinco cidades