Novo CDP vertical no ABCD

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 18 de novembro de 2005

sex, 18/11/2005 - 11h35 | Do Portal do Governo

Ontem, o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, esteve em Diadema para inaugurar o 2º CDP vertical da região

CLÉBIO CAVAGNOLLE
Do ABC Repórter

O ABCD ganhou mais um Centro de Detenção Provisória CDP vertical. O primeiro foi inaugurado em Mauá, no final de 2004. Ontem, o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, esteve em Diadema para inaugurar o segundo, com capacidade para 576 presos. Este é o 32º CDP de São Paulo, no qual foram investidos R$ 11,3 milhões.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária SAP, a construção vertical dificulta fuga por túneis. O prédio está equipado com detector de metais, sistema de alarme, circuito fechado de TV com 66 câmeras, telas de cobertura nos pátios e deve receber, em breve, aparelho de raio X.

A partir de segunda-feira, segundo Furukawa, quem for preso em flagrante no horário das 8h às 17h, no município, será levado para o novo CDP. ‘Os que forem presos após este horário ficarão na delegacia e serão encaminhados no dia seguinte para o prédio. Na própria segunda, vamos transferir os detentos provisórios de Diadema que aguardam julgamento em outras cidades para cá’, explicou, destacando que os juízes poderão até realizar audiências dentro da unidade, equipada com salas próprias para isso.

Com a inauguração, São Paulo totaliza 2.880 novas vagas entregues no segundo semestre de 2005. Até o final do ano, há previsão de outras 5.472 novas vagas em todo o Estado. O CDP de Diadema possui 5.952,98 m2 de área construída e está equipado com enfermaria e até consultório odontológico. O ABCD conta com outros três CDPs, o de Mauá, que também é vertical e abriga 760 pessoas, apesar de ter capacidade para 576, o CDP de Santo André, com capacidade para 512 presos, mas abriga 1.155, e o de São Bernardo, inaugurado em outubro, com capacidade para 768 detentos, e que já está com 802.