Novo ambulatório funciona até 20h

Jornal da Tarde - Domingo - 30 de janeiro de 2005

seg, 31/01/2005 - 8h58 | Do Portal do Governo

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito da Capital, José Serra, inauguraram ontem o Ambulatório de Especialidades Geraldo Bourroul, gerenciado pela Santa Casa de Misericórdia. É o primeiro da Cidade a ficar aberto até mais tarde

RODRIGO GALLO

O adolescente Donizete Bernardo dos Santos, 14 anos, não precisou esperar até abril para fazer uma ultra-sonografia, conforme havia sido agendado pela Santa Casa da Capital. No início da tarde de ontem, ele conseguiu fazer o exame no recém-inaugurado Ambulatório de Especialidades Geraldo Bourroul, no Centro. ‘É bom porque resolveu meu problema de uma vez’, festejou o garoto.

O pai dele, o zelador Ailton Bernardo dos Santos, 37 anos, também ficou feliz com a novidade. ‘Como pedi que o exame do Donizete fosse realizado com urgência, transferiram para o novo ambulatório, que, por sinal, é melhor que a maioria dos hospitais públicos e postos de saúde. Nem tem comparação.’

O ambulatório foi inaugurado às 11h de ontem, na Rua Martins Fontes – com a presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito de São Paulo, José Serra -, e é o primeiro centro médico da Capital que funciona até mais tarde. Gerenciado pela Santa Casa de Misericórdia e pela Faculdade de Medicina da Santa Casa, o centro fica aberto das 7h às 20h, de segunda a sábado. O novo espaço custou ao governo do Estado R$ 7,7 milhões.

Deste total, cerca de R$ 4 milhões foram destinados para a aquisição de equipamentos modernos. ‘Eles possibilitarão aos médicos fazerem diagnóstico nos pacientes de forma precoce’, disse o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O novo ambulatório trabalha em parceria com os postos de saúde da Capital. Os pacientes que passarem pela rede municipal e precisarem de tratamento com especialistas serão encaminhados imediatamente ao Geraldo Bourroul. ‘É para ajudar a população a não ficar neste martírio e ter um encaminhamento adequado’, explicou Alckmin. ‘Isso trará um desafogo significativo na demanda existente em todo o município de São Paulo’, completou Serra.

O projeto de construção de um ambulatório que trabalhasse em parceira com a Prefeitura e tivesse o horário de funcionamento ampliado estava na pauta de discussões do governo estadual desde 2003. Em reuniões, Alckmin cobrava a elaboração do projeto. ‘O governador pediu que fizéssemos alguma coisa na área da Saúde semelhante a um Poupatempo, com qualidade e rapidez’, lembrou Barata.

Após a inauguração, Serra e Alckmin seguiram a pé para o Bar e Lanches Estadão, na Rua Major Quedinho, e almoçaram o tradicional sanduíche de pernil da casa.