Nova tecnologia passará por teste em ônibus de SP

Folha de São Paulo

seg, 06/04/2009 - 9h37 | Do Portal do Governo

Ainda neste mês começará a circular em São Paulo o primeiro ônibus brasileiro com célula a combustível de hidrogênio. Ele já rodou cerca de mil quilômetros em testes em Caxias do Sul (RS), onde foi montado.

Com nove tanques de combustível -com capacidade para 5 kg de hidrogênio cada- e duas células a combustível, o veículo tem autonomia para circular 300 km sem reabastecer. Suas células foram originalmente projetadas para carros de passeio -optou-se por não usar as específicas para ônibus pois há poucas empresas que as fabricam no mundo.

Carlos Zundt, gerente de planejamento da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), afirma que o hidrogênio é obtido por meio da eletrólise, que possui um “ciclo fechado e limpo”. Não é a forma mais barata de obter o hidrogênio, mas ela não deixa nenhum subproduto para ser tratado -diferentemente do que acontece se for usado gás natural para extrair o hidrogênio.

O preço final do ônibus é sigiloso, porém Zundt ressalta que “é bastante competitivo”. E o desempenho do protótipo é igual ao de um trólebus e superior à tecnologia diesel -são mais rápidos e apresentam maior torque do que a tecnologia convencional.

Agora, diz ele, o país juntou-se a outros três capazes de fazer ônibus a hidrogênio: Estados Unidos, China e Alemanha.

O veículo circulará durante quatro anos no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara), que tem 33 km de extensão. A estação de abastecimento ficará na garagem da concessionária Metra, em São Bernardo do Campo.

A previsão é que sejam construídos mais quatro ônibus dentro do projeto, que é do Ministério de Minas e Energia e coordenado pela EMTU. Os recursos para sua realização somam US$ 16 milhões a fundo perdido, vindos do GEF (Global Environment Facility)/Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e do MME/Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).